Pplware

macOS Sierra – Está cá fora o “novo” sistema operativo dos Macs

Depois de ter sido anunciado e apresentadas as suas novidades em Junho passado, a Apple lança hoje o novo sistema operativo para os Macs. Além da novidade que é a alteração da designação – este passa de Mac OS X para macOS – a empresa de Cupertino colocou várias outras funcionalidades para “estreitar” as relações dentro do seu próprio ecossistema.

Esta actualização é gratuita e poderá já descarregá-la para actualizar o seu Mac.

 

Siri no macOS Sierra

São várias as novidades incluídas nesta nova versão. O macOS Sierra traz o Siri para o Mac, com recursos inteligentes e úteis aos utilizadores. Deixa de ser exclusividade do iPhone, iPad e iPod Touch a utilização do assistente pessoal da Apple.

 

iCloud Drive.

Porque a cloud está cada vez mais íntima dos utilizadores a Apple estendeu o seu serviço iCloud, aparecendo assim o iCloud Drive.

Agora poderá ter duas pastas permanentemente em sincronização automática com o iCloud. Quer a pasta Secretária quer a pasta de Documentos, passam a sincronizar todo o seu conteúdo com todos os seus outros dispositivos.

Use o iPhone para aceder aos ficheiros na secretária do Mac. A partir de agora, a Secretária e a pasta de Documentos, onde se encontra a maior parte dos ficheiros, podem ser guardadas e actualizadas automaticamente no iCloud Drive. Para ter sempre acesso a tudo nos seus dispositivos iOS e até noutro Mac.

 

Clipboard Universal

Mas há muitas outras novidades que compõem esta versão do macOS. Foram adicionadas funcionalidades como o Clipboard universal, que permite aos utilizadores copiar num dispositivo e colar num outro, sejam imagens, vídeos ou textos. Agora basta copiar normalmente e já está.

 

Apple Watch e login automático

Também apareceu o Desbloqueio automático do seu Mac com recurso ao Apple Watch. Agora pode iniciar a sessão mesmo antes de se sentar. Isto porque o Apple Watch irá monitorizar a sua proximidade ao computador e, no seu pulso com conhecimento que de facto é o utilizador com o mesmo Apple ID, irá fazer o login automático.

 

Armazenamento optimizado

Estamos a falar de espaço na nuvem, mas acima de tudo este novo macOS Sierra preocupa-se com o espaço físico de armazenamento. Para isso traz o Armazenamento otimizado.

Se precisar de mais espaço, o Mac encontra-o. Atingiu o limite de espaço de armazenamento? Não há problema. O macOS Sierra ajuda a libertar espaço guardando automaticamente no iCloud os ficheiros que raramente utiliza, mas ficam sempre à disposição para quando precisar. Também o ajuda a encontrar e remover ficheiros antigos que já não usa. Desta forma, ganha mais espaço no Mac para os ficheiros novos e para aqueles que usa mais vezes.

 

Gestão de ficheiros

A gestão agora dos ficheiros é mais rigorosa e optimizada, isto porque cada vez temos mais ficheiros e a confusão é muito fácil de se instalar.

Os ficheiros de que não necessita ficam no iCloud até serem necessários. Assim, quando é preciso, o Armazenamento otimizado liberta espaço enviando para a nuvem os ficheiros, anexos de email, fotografias e filmes do iTunes raramente utilizados. Pode encontrar facilmente todos os ficheiros onde os guardou. Só tem de os abrir normalmente e descarregar o original. Os ficheiros mais recentes ficam no Mac, bem como as versões otimizadas das suas fotografias, para poder trabalhar offline.

Outra forma de usar a parte de optimização é ter quem o possa ajudar a livrar-se com facilidade de ficheiros antigos e duplicados.

O macOS Sierra impede que ficheiros desnecessários ocupem espaço no Mac. Assegura que não se esquece de eliminar ficheiros de instalação e apaga tudo o que não for necessário, como downloads duplicados, caches e registos. Também pode encontrar e eliminar facilmente ficheiros e apps de grandes dimensões, ou aqueles que simplesmente não usa, para ter espaço para o que realmente importa. Até apaga os ficheiros que estejam no Lixo durante 30 dias.

 

Fotografias

O mundo dos gadgets está virado para a fotografia e os computadores são o local onde geralmente as pessoas descarregam os seus dispositivos. Um sistema operativo tem por necessidade conseguir saber gerir estes conteúdos multimédia.

Assim, agora a app Fotografias tem a opção Recordações que as transforma em experiências verdadeiramente inesquecíveis. Além disso, novas tecnologias avançadas melhoram o reconhecimento facial, permitem ver todas as imagens num mapa do mundo e até procurar fotografias por objeto e paisagem.

 

Mensagens

Anime a conversa, até porque o novo iOS 10 traz muitas novidades neste campo e o macOS Sierra não pode ficar atrás. Assim, a Apple espera que o utilizador descubra novas formas divertidas de se exprimir. Responda a mensagens com emojis gigantes, com um coração ou um gesto de “fixe” e abra vídeos e links sem sair da conversa.

 

iTunes

A Apple insiste e também no sistema operativo para Macs traz novidade Apple Music.

Agora é ainda mais fácil encontrar as suas músicas preferidas e descobrir muitas mais com a renovada Apple Music no iTunes. A secção “Para si” foi melhorada, sendo mais simples descobrir músicas novas e playlists que vai adorar, graças à selecção por especialistas e à aprendizagem automática avançada. A nova seção “Explorar” mostra os melhores conteúdos disponíveis na Apple Music, incluindo músicas exclusivas, novos lançamentos, playlists e tabelas do top. E com um mini-leitor melhorado, pode ver a letra das músicas enquanto ouve.

 

 

Em resumo

A Apple mexeu na organização do espaço, interligou os dispositivos com iOS 10 e com macOS Sierra para facilitar as transições entre os dispositivos. Há mais animação nas mensagens, há uma nova forma de ter as fotografias disponíveis e há o Siri que poderá facilitar através da voz uma série de funcionalidades que poderá operar no seu Mac.

Mas há mais… há novidades na app Mapas, Mail, Pages, Numbers, Keynote, TextEdit, e não só!

 

Disponibilidade:

O macOS Sierra está disponível como uma atualização gratuita a partir de hoje via Mac App Store. O MacOS Sierra suporta todos os Macs introduzidos desde o final de 2009. Alguns recursos podem não estar disponíveis em todas as regiões ou todos os idiomas.

macOS Sierra

Exit mobile version