Existem aplicações que são verdadeiras pérolas e das quais apenas nos apercebemos do seu valor depois de as testarmos e de comprovarmos a sua utilidade e o seu valor.
São peças únicas e das quais ficamos dependentes, mas que a sua simplicidade nos deixa a pensar sempre deveriam ter existido.
Uma dessas aplicações surgiu agora e dá pelo nome de iBetterCharge, e permite que saibamos no Mac qual a carga da bateria do nosso iPhone ou iPad.
Quantas vezes já vos aconteceu terem o vosso iPhone no bolso e não se aperceberem que está desligado por falta de bateria? E quantas vezes o vosso iPad deixou de ter carga e simplesmente se desligou quando mais precisavam dele?
É para acabar com estas situações que o iBetterCharge foi criado. Para terem sempre presente no OSX ou no Windows qual a carga da bateria de qualquer um destes equipamentos, sendo também alertados nas situações de falta de bateria, para que possam agir e carregar antes de ficarem sem os poderem usar.
Instalado no OSX ou no Windows, o iBetterCharge consegue consultar os vossos equipamentos e dar-vos informação e alertas em várias situações, todas associadas ao estado da bateria, e sem que tenham de instalar qualquer aplicação no iOS.
Esta é mais uma aplicação que vão ter alojada na barra de menus do OSX e que vos vai acesso a informação externa sobre o estado da bateria do vosso iPhone ou iPad, que deixaram esquecido dentro do casaco ou na mala do portátil e que não querem ir buscar.
Conseguem ver directamente as percentagens de carga das baterias com um simples clique no ícone do iBetterCharge.
Mas ele não se fica por aqui e consegue alertar-vos para a necessidade de carregarem os vossos dispositivos, usando para isso vários sinais. Desde a utilização da Central de Notificações do OSX, alertas sonoros para as situações em que estão distraídos ou, por fim, com a alteração do ícone da aplicação para cores mais destacadas, tudo vai ser usado para chamar a atenção dos utilizadores.
Mas é nas definições do iBetterCharge que está concentrada toda a inteligência desta aplicação. Podem aqui definir de forma fina quais os parâmetros que vão disparar alarmes e quais os dispositivos que vos interessa controlar e dos quais querem receber alertas.
Todos os pormenores devem ser tidos em consideração, para que o iBetterCharge esteja à altura do que pretendem dele e para que vos dê o que precisam.
No primeiros separador destas configurações vamos ter disponíveis as habituais opções de arranque com arranque do sistema operativo ou a capacidade de se actualizar automaticamente.
O segundo separador é de todos o mais importante. É aqui que vão definir o valor mínimo para o qual pretendem ser alertados e também de que forma o pretendem ser.
Como o iBetterCharge é uma aplicação muito completa, tem ainda a capacidade de vos alertar quando a bateria dos dispositivos estiver completamente carregada.
Por fim, no terceiro separador, temos a lista dos equipamentos a serem ignorados. Da lista apresentada apenas necessitam de seleccionar aqueles que não querem monitorizar e de imediato estes deixam de estar presentes na lista de dados.
Apesar de não serem mostrados, eles permanecem neste separador e apenas necessitam de retirar a opção para que de imediato voltem a ser visíveis na aplicação.
Se ficaram curiosos sobre a forma como o iBetterCharge funciona e quais as aplicações que lhe podem dar, recomendamos que vejam o vídeo abaixo.
Nele é mostrado tudo o que o iBetterCharge faz e de que forma vão lucrar com a sua utilização.
Todos os que estão integrados no ecossistema Apple devem ter o iBetterCharge instalado nas suas máquinas. A informação que vos dá, associado ao facto de terem uma muito maior informação sobre o estado da bateria dos vossos equipamentos, é razão mais que suficiente.
Esta é mais uma das pequenas pérolas que podem e devem ter instalado no vosso OSX. Os vossos iPhones e/ou iPads agradecem, bem como todos os contactos que vos tentaram contactar e que não conseguiram porque deixaram acabar a bateria do vosso iPhone!