O Dropbox presta um serviço que todos os utilizadores da cloud, e não só, conhecem. A simplicidade com que podemos alojar ficheiros na nuvem e aceder-lhes em qualquer um dos nossos dispositivos ou através da Web não deixa ninguém indiferente e todos lhe reconhecem o mérito. Não é apenas o serviço em si, mas tudo o que à volta dele gravita, graças às suas capacidades adicionais e aos seus clientes.
Desde que a concorrência começou a tentar alargar a sua influência e a apresentar soluções similares, o Dropbox tem tentado reinventar-se, sempre mantendo como pedra basilar o seu serviço.
A nova versão agora disponibilizada, a 2.4.0, volta a mostrar que o caminho escolhido está a resultar e que o Dropbox está ainda melhor.
O Dropbox tem estado lentamente a mudar e a tornar-se uma ferramenta ainda melhor. A mudança não se tem centrado apenas na mudança da sua interface, mas está também a ocorrer nas funcionalidades oferecidas.
Ao introduzir estas novidades o Dropbox consegue diferenciar-se do que a sua concorrência directa apresenta, tornado-se único e uma escolha óbvia.
A novidade mais relevante que a versão 2.4.0 traz é a possibilidade de passarmos a guardar os nossos screenshots directamente no Dropbox.
Esta funcionalidade era já conseguida através de algumas aplicações, mas agora torna-se nativa, e com recurso às ferramentas que os sistemas operativos disponibilizam para a captura de ecrã. Para já esta funcionalidade está limitada ao Windows e ao OS X.
Dentro do OS X foi ainda adicionado o suporte para importar imagens do iPhoto directamente para dentro do Dropbox. Foi também alargado o suporte do Dropbox para o novo sistema operativo da Apple, o Mavericks.
A funcionalidade de importar fotos do iPhoto requer que os utilizadores tenham instalada a versão 7.0 ou superior. Todas as fotos dos eventos vão ser importadas para uma pasta específica e ordenadas em pastas por eventos.
Mas há outras novidades, estas mais alargadas, e que vão fazer as delícias de todos. Passa a existir agora, nos menus de contexto associados aos ficheiros, uma opção que os permite enviar directamente para o Dropbox, sem que os tenham de arrastar para a pasta do serviços.
Por fim o Dropbox anunciou que esta versão consegue melhores velocidades de upload e download de ficheiros de dimensões mais elevadas.
Caso não consigam que os screenshots sejam enviados para o Dropbox, depois de terem instalado esta nova versão, devem aceder às definições e no separador Importar devem escolher a opção que activa esta nova funcionalidade. Este deve também ser o procedimento a seguir se pretenderem desactivar esta nova funcionalidade.
As novidades que estão agora apresentadas e implementadas vão tornar o Dropbox ainda melhor e capaz de ombrear com as ofertas da concorrência, mesmo a que os gigantes da industria oferecem.