O macOS é um sistema que, de forma nativa, tem à disposição dos utilizadores um conjunto de ferramentas que conseguem suprir a quase totalidade das necessidades.
A Pré-visualização é uma dessas apps, um verdadeiro canivete suíço que trata desde imagens até PDFs. É precisamente neste último tipo de ficheiros que os problemas estão a surgir, corrompendo-os e tornando-os inutilizáveis.
São já muitos os relatos que dão conta de problemas com a edição de ficheiros PDF no macOS. Em particular os problemas parecem assentar no macOS 10.12.2, onde muitos se queixam de que depois de usarem a aplicação Pré-visualização estes ficam corrompidos e deixam de poder ser usados.
Vários programadores estão a apontar o dedo à Apple e à sua decisão de reescrever de forma completa a framework PDFKit, que serve de base a muitas aplicações dedicadas à edição de PDFs. Todos esses programadores não hesitam em descrever essa nova framework como um produto inacabado e que a Apple tem estado a ignorar todos os bugs que são reportados.
É também uma certeza que esta mudança foi criada para unificar tanto o iOS como o macOS, mas foi lançada demasiado cedo, tendo sido retiradas várias funcionalidades que eram usadas nas versões anteriores e que são ainda essenciais. Por agora estão a ser usados alguns truques para manter muitas das aplicações a funcionar.
Curiosamente, e fruto destes problemas com a framework PDFKit, outras aplicações parecem estar a apresentar um problema similar, mas com um grau de impacto menor.
As recomendações por agora são simples. É de evitar de forma completa a utilização da aplicação Pré-visualização da Apple, de forma a não comprometer os ficheiros. Na eventualidade de terem mesmo de usar a aplicação, recomenda-se que façam cópias dos ficheiros para poderem usá-los caso o problema surja.
A Apple, fruto de uma maior exposição pública deste problema, deverá em breve resolvê-lo, numa futura actualização do seu sistema operativo, não havendo para já qualquer indicação de quando esta correcção chegará.