Pplware

Os backups do macOS estão lentos? Teste esta dica simples e rápida

As cópias de segurança são uma das medidas mais básicas que devem implementar para estarem seguros e evitarem perder os vossos dados. É por norma um dos passos mais esquecidos, mas dos que importa recordar.

Claro que a realização destas cópias de segurança nem sempre corre à velocidade pretendida, o que pode levar a desistências. No macOS existe um pequeno truque que podem usar para acelerar os backups.


Por ser uma tarefa de fundo, e que deve passar despercebida ao utilizador, as cópias de segurança têm uma prioridade muito baixa no acesso aos recursos dos sistemas operativos. Isto leva a que demorem mais tempo do que seria esperado, mas têm um impacto mínimo na utilização dos sistemas.

Para os casos em que a pressa é maior, existe uma forma simples de atribuir uma prioridade mais elevada aos backups e assim acelerar este processo. Vejam como o podem fazer.

Como acelerar os backups do macOS

Uma vez que a prioridade deste processo está sempre no mínimo, o truque passa por aumentá-la e assim tornar os backups mais rápidos. Para isso, e numa janela do Terminal, devem executar o seguinte comando.

sudo sysctl debug.lowpri_throttle_enabled=0

Será pedido que coloquem a palavra passe de administração e o resultado não é mais que uma simples mensagem, como a que é apresentada na imagem.

De imediato o processo de backup será acelerado, sendo removidos todos os bloqueios existentes e dando acesso a todos os recursos necessários para este processo.

Como reverter esta opção no macOS

Após a realização com sucesso do backup para a Time Machine, é imperativo que revertam a opção que ativaram antes. Para isso, e na mesma janela do Terminal devem executar o comando abaixo.

sudo sysctl debug.lowpri_throttle_enabled=1

Mais uma vez será pedido que coloquem a palavra passe de administração e o resultado não é mais que uma simples mensagem, como a que apresentamos na imagem acima.

Caso não revertam esta opção, provavelmente, vão sentir uma diminuição da resposta do sistema operativo, uma vez que este estará autorizado a usar todos os recursos disponíveis nos processos de backup.

Esta é a forma simples de acelerar um processo que deverá ser transparente para os utilizadores e que consumirá o mínimo possível dos recursos disponíveis. Usem este truque para o acelerarem pontualmente e sempre que estiverem com mais pressa.

Mais dicas para usar no Terminal do macOS

Exit mobile version