No Mac OS X, ao contrário do que muita gente pensa, tudo é simples, depois de perceber como funciona. Quando limpamos a ideia formatada do que é um sistema operativo, principalmente quando ainda temos em mente o outro que usámos durante décadas, olhamos para o Mac OS X e percebemos de facto a sua simplicidade e objectividade.
Por exemplo, como podemos criar uma pasta de Gravação? É simples, mesmo muito simples.
Hoje vamos mostrar como podemos criar uma pasta de gravação em que apenas precisamos de arrastar ficheiros e clicar em Gravar.
Este processo permite criar no ambiente de trabalho uma pasta, na qual podemos arrastar o que queremos ver guardado num CD ou DVD. Estes ficheiros, contudo, têm algumas características que devem ser percebidas. Quando criamos uma pasta, uma Pasta de gravação, os ficheiros lá colocados não são cópias dos originais, são apenas symlinks ou links simbólicos dos mesmos, ou seja, são apontadores para os originais. Isto permite que não sejam criados ficheiros duplicados no sistema, o que de facto é muito bem pensado.
No entanto, se arrastarmos pastas com ficheiros lá para dentro, apenas a pasta é um alias pois o conteúdo é o original. Portanto, tenham em atenção ao apagar. Mas vamos ao assunto em si para perceber bem todo o processo. Criar uma Pasta de Gravação
Vamos ao menu Ficheiro > Nova pasta de gravação:
Como podem ver, aparece de imediato no ambiente de trabalho uma nova pasta que podem atribuir um nome, é nessa pasta que iremos colocar os ficheiros a gravar num CD ou DVD.
Como referi em cima, agora podemos arrastar para dentro desta pasta os ficheiros que queremos gravar no disco óptico.
Estes ficheiros serão symlinks, links simbólicos que apontam para os originais. Mas atenção, o mesmo funciona nas pastas, mas não para o que arrasta para dentro das pastas. Isto é, se arrastar uma pasta, para dentro da Pasta de gravação, essas pastas serão symlinks, mas o que está no seu interior será a informação original.
Agora vamos gravar, certo? É fácil, na barra de menus dessa janela tem lá o botão Gravar, certo? Clique e insira um CD ou DVD vazio.
Feito isto, dê o nome ao volume, escolha a velocidade de gravação e siga para bingo! Está pronto o seu CD ou DVD de dados.
Muito simples e fácil com estes comandos à mão do utilizador. É rápido gravar um CD ou DVD num Mac.
Vamos continuar a mostrar como é simples recorrer a várias ferramentas já predefinidas que o Mountain Lion traz para facilitar processos do dia-a-dia. Estes e outros, por vezes, estão tão expostos que o utilizador tem dificuldade em “acreditar” que é realmente tão simples.