Pplware

Mac OS X – Active o Controlo Parental

Hoje em dia as crianças dominam o computador e tratam por “tu” tudo o que são dinâmicas próprias dos sistemas operativos. Cá em casa marcha tudo, desde Windows, Linux e mais recentemente Mac OS X… tudo serve para entrar na net, abrir os sites que conhecem sobejamente e estão prontos a passarem horas em frente ao ecrã.

Temos de impor regras e o Controlo Parental pode ser a resposta às nossas necessidades.

No Mac OS X o Controlo Parental pode ser activado e parametrizado definindo um utilizador para o efeito.

O Controlo Parental do Mac OS X controla os acessos às aplicações, controla o acesso à web, controla que pessoas podem ser colocadas na correspondência por mail e que pessoas podem existir na conta iChar. Depois, esta ferramenta de controlo parental, permite gerir os horários de utilização recorrendo a vários perfis semanais. Por fim o utilizador poderá também remover determinadas palavras do léxico apresentado pelo dicionário, pode tirar o acesso à administração das impressoras e redefinir ou restringir outros acesso.

O guia que vos deixo a seguir é importante caso pretendam ter utilizadores, menores, com regras de utilização ditadas por si.

Criar uma Conta

Vamos criar uma conta para o utilizador em causa. No Mac OS X esta funcionalidade está localizada dentro da área de utilizador.

– Vamos a Preferências do Sistema, no grupo Sistema clique na opção Contas.

– Para podermos ciar uma conta, teremos de o fazer com provilégio de administrador. Clique então no cadeado, introduza a sua palavra passe e, no final da janela de utilizadores, clique no sinal de mais ( + ).


3º – No dropdown Nova conta, vamos escolher o perfil da conta que estamos a criar. Nest caso, conforme pode ver na imagem de cima, iremos criar m utilizador Gerido com controlo parental. Depois preencha os campos seguintes e clique no botão Criar conta.

Activar a protecção do FileVault:

É possível impedir outras pessoas de verem ou copiarem os seus ficheiros utilizando o FileVault para cifrar os ficheiros na pasta Início. O FileVault cria um volume separado da pasta Início e cifra o seu conteúdo. Os dados na pasta Início são codificados e a sua informação fica protegida no caso de o computador ser roubado ou perdido. O FileVault utiliza a norma de cifra segura aprovada pelas autoridades, o Advanced Encryption Standard, com chaves de 128 bits (AES-128).

Ao activar o FileVault, é necessário de especificar uma palavra-passe principal para o computador que o utilizador ou um administrador podem utilizar no caso de esquecimento da palavra-passe de acesso normal.

Parametrização da conta

Agora que a conta está criada, devem ser parametrizados os vários aspectos ligados à capacidade de navegação do utilizador. Existem 5 grupos de opções que devem ter a atenção do administrador para que todos os aspectos estejam contemplados.

Aplicações


Utilizar Finder simplificado

Restringir aplicações

Permitir aplicações da App Store

Permitir que o utilizador modifique a Dock

Web


Restrições de websites

Permitir o acesso sem restrições a websites

Tentar limitar automaticamente o acesso a sites para adultos

Personalizar


Permitir o acesso apenas a estes sites


Registos

Proteger

Pessoas


Limitar iChat

Limitar Mail

Contactos permitidos

Enviar pedidos de permissões para

Proteger

Horários


Horário durante a semana

Horário durante o fim-de-semana

Hora de deitar

Proteger

Outros


Ocultar blasfémias no Dicionário

Restringir administração de impressoras

Restringir a gravação de CDs e de DVDs

Desactivar alteração de palavra-passe

Registo


Mostrar actividade para

Agrupar por

Colecções de registos

Sites visitados

Sites bloqueados

Aplicações

iChat

Desta forma poderá ter total controlo sobre a conta do seu educando e poderá confiar a máquina mesmo quando não está presente. Existem no mercado aplicações de terceiros para Mac OS X mas a função nativa existente no Mac OS X está muito interessante pelas funcionalidade que cobre em termos de cenários.

Artigos relacionados:
Exit mobile version