Pplware

Mac – Acesso a Tradutor em qualquer aplicação

Por vezes, quando estamos a ler texto escrito numa língua estrangeira, seja no browser, num email, ou em qualquer outra aplicação, necessitamos de traduzir uma palavra, ou mesmo uma parte de um texto.

Para isso, eu seleccionava o texto a traduzir, copiava para o clipboard (cmd + C), abria a página do Google Translate, colava o texto (cmd + V), seleccionava os idiomas e carregava em “Traduzir”. Mas podemos simplificar esta tarefa.

Sugiro então que seja adicionado um serviço ao Menu de Contexto, que está disponível em qualquer aplicação através do clique com o botão direito do rato (ou ctrl + clique do botão esquerdo).

Neste exemplo vou usar a tradução pré definida de Inglês para Português. Para isso vamos abrir o Automator, e na primeira janela que nos aparece, vamos escolher o modelo “Serviço”.

Em seguida, arrastamos do painel do lado esquerdo, a acção “Executar script de shell”, que está na secção “Utilitários”, e escrevemos estas duas linhas: palavra=`sed -e “s/$/,/g” | awk ‘{ str1=str1 $0 ” “}END{ print str1 }’ | sed -e “s/, $//g” | sed -e “s/ /\+/g”` open “http://translate.google.com/translate_t?hl=pt-PT&sl=en&q=$palavra”

Salvamos o nosso trabalho, com o nome que desejarmos que apareça no menu, neste caso foi “Traduzir Inglês -> Português”, e a partir deste momento, já nos aparece esta opção no menu de contexto em qualquer aplicação, se tivermos texto seleccionado.

Podemos facilmente criar mais serviços deste género, para outras páginas web, como por exemplo, para o Google Maps, Wikipédia, etc. Para isso, basta introduzirmos o url dessa página, a seguir ao comando open.

Tenham em atenção que a query, ou seja, o texto seleccionado, vai ser introduzido na parte do url onde diz “$palavra”.

Podemos gerir todos os serviços (do OS X e os nossos), nas Preferências do Sistema, no separador Teclado/Atalhos de teclado/Serviços. Se pretenderem apagar um serviço criado, abram a pasta “Vosso-nome-de-utilizador/Biblioteca/Services”, e apaguem o ficheiro correspondente.

Exit mobile version