Pplware

Mac – 5 apps gratuitas para descarregar Vídeos do YouTube

Existem imensas aplicações para o mesmo serviço, basta agitar a Internet que nos caem nas mãos uns bons pares de ferramentas destas. Mas qual a melhor?

Isso não é fácil de dizer, o que podemos é deixar 5 sugestões para poderem verificar e confrontar com as vossas preferidas e daí resultar uma unanimidade, face à melhor aplicação para descarregar vídeos do YouTube.

Este tipo de ferramentas é importante, pois permitem que seja descarregado para o nosso computador o vídeo embutido nas páginas do YouTube. Claro que actualmente este é um processo trivial, mas para Mac ainda não é assim tão simples como o é para Windows… pelo menos existe menos oferta de ferramentas.

Claro que mesmo sendo uma oferta mais reduzida não deixa de haver muita opção para escolher, isso vai desde aplicações a extensões no próprio Browser, passando pelas próprias ferramentas do Mac OS X que trazem nativamente essa possibilidade.

Para facilitar quem ainda não tem uma escolha feita, deixo 5 ferramentas que testei nas quais obtive bons resultados. Estas são gratuitas, as pagas ficarão para uma outra altura.

ClipGrab

ClipGrab é uma ferramenta gratuita para descarregar e converter vídeos online a partir de muitos sites de alojamento, como o YouTube ou Vimeo. Com este software o utilizador pode simplesmente ver um vídeo que goste na Internet, copiar o endereço e descarregar. E são suportados os seguintes sites: YouTube, Clipfish, Collegehumor, Dailymotion, MyVideo, MySpass, Sevenload, Tudou, Vimeo.

Os vídeos descarregados podem ser convertidos nos seguintes formatos: WMV, MPEG4, OGG Theora, MP3 (áudio apenas), OGG Vorbis (áudio apenas).

ClipGrab é suportado pela mais recente versão do Mac OS X.

Airy

O Airy é uma pequena aplicação para Mac que faz exatamente aquilo a que se compromete: descarrega vídeos do YouTube para o Mac.

O Airy é totalmente compatível com o Sierra e pode ser integrado no navegador. Sem publicidade ou anúncios ocultos, é bastante funcional e muito fácil trabalhar.

Com o Airy podemos descarregar o formato MP3, FLV, MP4 ou 3GP e escolher a resolução. O Airy pode descarregar canais do YouTube e listas de reprodução através de um simples link (URL) e, além disso, o suporta o download em grupo – basta adicionar tantos links quanto quisermos.

Com esta ferramenta basta colar o link do vídeo, selecionar o formato, clicar em Download. A barra de progresso indicará o tempo restante.

 

Fastest Free YouTube Downloader

Está implícito no nome da aplicação e de facto o Fastest Free YouTube Downloader é muito rápido em comparação com os restantes programas para o mesmo género de serviço. Esta aplicação é capaz de descarregar vídeo a 5MB por segundo, se tiver Internet que suporte esta velocidade. Como podem ver, na minha ligação, com vários serviços pendurados, consegui em determinadas altura os 5MB no ficheiro de áudio e quase sempre esteve a cima dos 3MB.

Esta velocidade interessa, principalmente se for vídeo HD o que nos permite estar pouco tempo à espera que este seja descarregado.

Tem uma interface simples, informativa, oferece um grande número de formatos de conversão de vídeo e áudio, escolha o link do YouTube e deposi seleccione um dos 40 formatos para exportar o seu vídeo.

Fastest YouTube Downloader é suportado pela mais recente versão do Mac OS X.

4k Video Downloader

Esta ferramenta está neste leque de ofertas mas poderá ser englobada no grupo de ferramentas que permite descarregar vídeos de muitos serviços de alojamento online. Entre eles o Vimeo e o Dailymotion. Interface simples, método prático: copia URL, cola na barra destinada para tal, até diz lá “Paste URL” num botão e siga para descarregar.

Tudo simples, tudo normal a não ser uma característica pouco usual: uma função para descarregar uma playlist completa…. ah pois! Basta colar um URL, é associado a esse vídeos os relacionados, como sabemos que o YouTube faz, e automaticamente podemos descarregar esses também sem mais nada a dizer.

Tem alguns pontos menos positivos, como o parco número de formatos de conversão, onde figuram os populares FLV, MP4, MKV e MP3. Permite que seja escolhida a qualidade de vídeo e em cada vez deve ser colocado o formato de conversão, após download… se preferir accione o modo “smart mode” e uma escolha é tida para todo o sempre, daí em diante.

4k Video Downloader é suportado em todas as versões do Mac OS X.

Tubulator

Este programa apresenta-se facilmente, é um navegador do YouTube. Tem pesquisa incluída e é tipo o ClipGrab mas mais robusto, mostra mais resultados… basicamente funciona tal e qual como um Browser.

Assim, a vantagem está na visualização dos vídeos apresentados, o que permite escolher entre as sugestões feitas a partir de uma pesquisa que seja feita. Não irá encontrar muitos formatos para conversão do vídeo descarregado. Poderá converter para MP4 enquanto que o áudio poderá ser convertido para MP3 ou OGG. Pode, contudo, escolher a qualidade do vídeo.

Claro que esta não será a sua primeira escolha, esta é uma escolha para quem pretende um serviço mais leve, simples e directo… principalmente esta será uma escolha para quem não sabe o que descarregar e com a pesquisa e sucessiva galeria de amostra… encontra o que pretende.

O Tubulator é suportado pela mais recente versão do Mac OS X.

MacTubes

O MacTubes é uma aplicação para Mac que permite fazer download de vídeos do YouTube nos formatos FLV (Flash) e MP4. O seu design é simples e organizado, acessível a todos os utilizadores.

Além da possibilidade de download dos vídeos, o MacTubes também permite criar listas de reprodução com os seus vídeos favoritos, para que sejam reproduzidos sem paragens.

Mas sem dúvida que a principal função do MacTubes é a possibilidade de fazer download dos vídeos. A vantagem desta aplicação é que permite, ao contrário da utilização do Safari, o download em FLV e MP4, compatível com a maioria de dispositivos multimédia e móveis. Na última actualização do software, foi adicionada a possibilidade de fazer download de vídeos em HD.

Em Conclusão…

Estas 5 sugestões podem ser classificadas por ordem de qualidade, quatidade de oferta e velocidade de download. Neste caso o campeão em velocidade será o Fastest Free YouTube Downloader, o mais leve será o Tubulator, o mais organizado será o ClipGrab… e os outros serão escolhas mais específicas, ao vosso gosto e dependendo da vossa necessidade.

Ficamos a aguardar as vossas sugestões, certamente terão algumas ferramentas eleitas para este serviço.

Exit mobile version