Confesso que ainda não explorei o suficiente esta função do Macbook Pro. Ter um computador com sensores todos temos, mais não seja sensores de temperatura, agora ter um computador com acelerómetro… é ainda um pouco desenquadrado da utilidades que lhe possamos dar. Isto porque num smartphone, até faz sentido existirem estes sensores, hoje smartphone que se preze, traz acelerómetro.
Na verdade a tecnologia está cá, faltam apenas as aplicações ajustarem-se e facilitarem a vida ao utilizador, recorrendo a este tipo de sensores. Para verem como funciona, vou-vos deixar uma pequena aplicação gratuita que permite que testem o acelerómetro do Mac.
LiquidMac apenas pode ser utilizado num portátil macintosh que tenha o sensor de movimento ligado. Este sensor pode ser encontrado na família MacBook, MacBook Pro e na última linha de PowerBooks.
Esta aplicação, em conjunto com o sensor, imita o comportamento de líquido através da criação de um sistema de partículas que reage à orientação do computador.
Esta aplicação pode ser também executada num iPhone e pode ser descarregada na AppStore.
Como usá-lo?
Execute-o e incline levemente o seu computador. Modifique os diferentes parâmetros para obter o efeito desejado. Para ter um efeito mais eficaz, coloque a aplicação em fullscreen.
Mas para que serve?
Bom, na verdade, só para fazer as bolinhas andarem de um lado para o outros dá aspecto de inútil, mas na verdade há muitas formas de aplicação.
A área dos jogos é uma que já está a ser utilizada, mas a própria actividade de controlar o Mac pode ser uma das aplicações desta tecnologia. Como podemos ver no vídeo em cima, até ao nível da segurança pode ter uma aplicação útil.
É ainda uma área em franco crescimento, onde os browsers, por exemplo, estão a preparar versões com a aplicação pratica dos acelerómetros dos dispositivos.