Por predefinição o OS X Lion traz todas as novas janelas do Finder a abrir na pasta Todos os Ficheiros. Pessoalmente não é uma pasta que use com frequência e muito menos esta é uma pasta que seja expedita a lançar o Finder, pela quantidade de dados que mostra. A ideia então é alterar a pasta de início do Finder e poderemos escolher por exemplo a pasta Documentos, a nossa pasta principal ou memso uma qualquer pasta que tenhamos personalizado.
Esta alteração é simples mas é efectuada numa área onde os utilizadores não vasculham muito, pelo menos alguns a quem indaguei sobre o tema, que é nas Preferências do Finder.
Então e já colocando mãos no trabalho, vamos abrir o Finder para termos acesso às Preferências…
Com a janela das Preferências aberta, escolhemos, se não estiver já feito, o separador Geral. Dentro encontrará algumas opções que influenciam o comportamento do “explorador” do Mac OS X Lion. Verá então uma opção Novas janelas do Finder mostram:
Este é um menu com várias opções disponíveis lá estará a pasta que deverá ser a a escolhida por si para a abertura do Finder.
Se estiver listada a sua opção, seleccione-a, se não estiver, clique em Outros e procure a pasta que seja a sua pasta de eleição. Poderá mesmo criar uma referenciada só para a abertura do Finder. Se recorrer à criação de uma pasta que apenas tenha os ficheiros com data dos últimos dias, saberá sempre o que tem de mais recente na sua máquina logo na abertura do Finder… por exemplo!
Pasta escolhida e janela fechada é dado como terminado o processo de alteração da pasta inicial de abertura do Finder. Como puderam ver é muito simples esta operação que pode aumentar o seu ritmo de trabalho.