Pplware

Lion – Adicione uma mensagem no ecrã de login

O Lion traz uma série de novas funcionalidades e traz também todo um legado do Mac OS X que foi evoluindo desde da versão 10.0 intitulada “Cheetah”, depois a versão 10.1 que a Apple chamou de “Puma”, posteriormente a versão 10.2 “Jaguar”, depois em a 24 de Outubro de 2003 a Apple lançou o Mac OS X 10.3 “Panther” e, na minha opinião, é a versão Mac OS X 10.4 “Tiger” que mais impulsiona o que hoje conhecemos como um sistema operativo robusto, funcional transformando-se posteriormente com a chegada do 10.5 “Leopard” e mais recentemente com o 10.6 “Snow Leopard” num sistema fácil, mais personalizável e que se adapta ao utilizador.

É essa adaptação que queremos explorar e hoje vamos deixar uma dica simples, apenas vamos criar uma mensagem de alerta na janela do boot.

O que propomos é que, usando as ferramentas do sistema operativo, criemos uma mensagem de alerta e informação que alguém poderá ler antes de fazer o login, digamos que será uma mensagem para gente “séria” que eventualmente chegue até ao login da nossas máquina se a perdermos ou a esquecermos nalgum lugar.

Começamos por abrir o centro de todas as operações, as Preferências do Sistema. Podemos ter acesso via Barra de Menus.

Agora dentro da janela Preferências do Sistema, na área Pessoal, vamos às opções da Segurança e Privacidade.

No separador Geral, desbloqueie no cadeado para efectuar as necessárias alterações dentro desta área.

Ao solicitar esta operação serão, obviamente, requeridas as devidas credenciais.

Feito isto teremos acesso às opções. Aqui vamos Desactivar início de sessão do computador, para que seja exigida a palavra passe. Certifique-se que activa essa opção.

Depois, vamos activar a mensagem que aparecerá quando o computador estiver bloqueado. Nesta caixa de texto poderá colocar as informações que entender, deixo a sugestão para uma mensagem de SOS, caso a máquina seja extraviada e caia em mãos de alguém sério, mas poderá criar para si uma mensagem ou para alguém que use esta máquina em causa.

Acredito que encontrará algum cenário interessante para esta função. Fica uma pequena mas, quiçá, importante funcionalidade.

Exit mobile version