Pplware

Lembrar Steve Jobs – Um tolo que “pensou diferente”

Hoje completam-se 6 anos desde que Steve Jobs nos deixou. A 5 de Outubro de 2011, despediamo-nos de umas das pessoas mais importantes da comunidade tecnológica.

Foi uma morte prematura, sem dúvida, e o vazio que deixou para trás quando partiu foi sentido por todo o mundo. Não foi apenas mais uma pessoa que faleceu. Foi um génio que, apesar de todos os seus defeitos, nos deixou um legado inqualificável e do qual, atualmente, todos tiramos partido.

O vosso tempo é limitado, portanto não o desperdicem a viver a vida de outra pessoa, Steve Jobs.


 

A tarefa de mudar o Mundo

No início dos anos 70, uma criança vulgar e franzina chamada Steve Jobs desenvolveu um peculiar interesse por eletrónica e computadores. Sem dúvida, algo que, naquela altura, era particularmente invulgar. Mas Steve Jobs nunca gostou do que era vulgar. Alguns anos mais tarde, esse rapazito conseguiu transformar os gigantes e temidos computadores, apenas possuídos por algumas empresas, em algo amado por todos.

Steve Jobs, não nos fez apenas amar tecnologia. Ele foi capaz de revolucionar a indústria tecnológica para sempre e mudar a vida de milhões de pessoas.

O primeiro grande sucesso da Apple deu-se no final do anos 70 com o lançamento do computador Apple II, que popularizou a ideia do computador pessoal. Apesar de todos os ganhos, nos anos que se seguiram, o percurso da Apple foi preenchido por vários percalços.

Steve Jobs foi despedido da sua própria empresa e a Apple esteve a poucos dias de ir à falência. Mas poucos anos depois do seu regresso a casa, em 2001, Steve Jobs lançou OS X que, no mínimo, mudou a ideia do que um computador deve ser.

Não é possível ligar os pontos a olhar para a frente. Apenas é possível fazê-lo olhando para trás.

De facto, este sistema operativo para computadores pessoais tornou-se a base sólida e a referência no que toca a inovações a nível de software. Atualmente, o macOS ainda tem como base o revolucionário Mac OS X que, por sua vez, foi buscar as suas fundações ao BSD OS (Berkeley Software Distribution), um sistema operativo derivado do famoso UNIX.

A partir daí, a Apple voltou a ser uma empresa estável, crescendo ano após ano e com vários sucessos ao longo do tempo. Graças a Steve Jobs, a revolução trazida pelo iPod, seguida pelo iPhone, modificou completamente a essência da indústria tecnológica.

 

Influenciar os outros

Com notável graciosidade e senso comum fora de série, Jobs foi capaz de fazer algo que poucos empreendedores alguma vez tinham feito: ouvir as pessoas. Steve Jobs queria mudar o mundo e influenciar as pessoas de modo a que elas fossem capazes de tirar o máximo partido da tecnologia. Ele queria proporcionar uma experiência de utilização única, algo que só pudesse ser encontrado nos produtos Apple.

Para além disso, o seu invejável poder visionário permitiu-lhe observar com clareza e ter em conta tudo aquilo que uma pessoa normal queria ver numa peça de hardware. E assim, foi capaz de dar às pessoas tudo aquilo que elas não sabiam que precisavam.

 

Para sempre recordado…

Durante toda a sua vida, Steve Jobs tentou tornar sonhos em realidade. Inspirou milhares de pessoas a seguirem os seus corações e paixões, mesmo que isso envolvesse correr riscos. Ele tinha a capacidade de olhar para os jovens e mostrar-lhes que também eles eram capazes de vir a fazer a diferença, e que, independentemente das circuntâncias, também eles poderiam ser bem sucedidos.

Para Steve Jobs, a vida é um privilégio para ser vivido intensamente. Uma oportunidade que deve ser aproveitada ao máximo, sem arrependimentos nem dúvidas, que nos impeçam de seguirmos aquilo que gostamos verdadeiramente.

Por vezes, a vida vai dar-vos com um tijolo na cabeça. Não percam a esperança.

E, de facto, a sua influência nas pessoas foi sentida no dia da sua morte. Momentos após a notícia do seu falecimento ter sido lançada, tweets e estados de Facebook começaram a encher as redes sociais num último adeus. E de facto, um pouco por todo o mundo, houve um sentimento de perda inexplicável.

Lembrar-me que vou morrer em breve é ferramenta mais importante que alguma vez encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo – todas as expectativas, todo o orgulho, todo o medo de me sentir embaraçado ou falhar – desaparece com a presença da morte, deixando apenas o que é realmente importante.

Por toda a parte, pessoas honraram o homem que foi suficientemente tolo para “Pensar diferente”. Fizeram-se filas à volta das emblemáticas lojas da marca da maçã. Pessoas deixavam cartas de despedida, flores e choravam, lamentando a partida daquele que sem dúvida era um modelo a seguir.

Mas hoje, para honrar Steve Jobs basta escrever no teclado dos nossos computadores. No final de contas, era precisamente isso que ele queria que nós fizéssemos.

Stay hungry, stay foolish” (Permaneçam famintos, permaneçam tolos)

Exit mobile version