Pplware

Lealdade dos utilizadores ao iPhone caiu para valores de 2011

É certo e sabido que os utilizadores dos produtos da Apple são fiéis à marca e raramente a abandonam. Esta lealdade advém de vários fatores, todos eles permanentemente renovados pela marca.

Mas esse lugar comum parece estar agora a perder força. Um estudo recente mostra que a lealdade dos utilizadores do iPhone caiu. Está agora em valores que não eram vistos desde 2011.


Utilizadores do iPhone perdem a lealdade à Apple

O normal no mundo dos smartphones é vermos os utilizadores a atualizarem os seus equipamentos para modelos inegavelmente mais capazes. O movimento natural muitas vezes passa por abandonarem o Android e firmarem as escolhas no iPhone.

Essa tendência parece entretanto estar a ser contrariada, com o movimento inverso a ter lugar. Segundo um estudo da BankMyCell, a lealdade dos utilizadores ao iPhone está a cair, para valores que há vários anos não eram vistos.

Na prática, isto significa que na hora de mudar de smartphone muitos optam pelas propostas do universo Android. Nos últimos 12 meses essa mudança registou um valor de 15,2%. Mesmo assim, o valor de permanência é alto, ficando agora em 73%.

A Samsung é quem mais ganha com esta mudança

Quem parece estar a ganhar com este movimento é a Samsung. A grande fatia dos utilizadores acaba por negociar a troca e rumar ao Android. Em especial para a marca sul-coreana.

Em contrapartida, é também a Samsung que mantém as maiores taxas de retenção de utilizadores. De todos os que trocaram os seus equipamentos, 92% mantiveram-se fiéis à marca. Em concreto optaram por outros modelos da sua oferta.

Apenas 7,7% dos utilizadores do Galaxy S9 resolveram abandonar a marca. Estes foram certamente rumo a uma das várias ofertas da Apple e acabaram por compra um iPhone.

Android continua a dominar no universo dos smartphones

Estes valores de abandono da Apple parecem ser confirmados pelos mais recentes dados da Kantar. Segundo esta empresa revelou, a Apple terá tido novamente uma quebra nas vendas dos seus smartphopnes.

Segundo esta empresa, 36% dos smartphones vendidos no último trimestre nos Estados Unidos eram iPhones. Este valor representa uma queda de 2,4% em relação ao mesmo período no ano anterior. Já o Android apresentou alta de 2,5%, fechando em 61% das vendas.

Estas não são boas notícias para a Apple, que aparentemente vê os valores de vendas do iPhone caírem. A marca já esperava este movimento, mas provavelmente não esperava que fosse tão acentuado.

Exit mobile version