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Reveladas as regras da Apple para reparar iPhones em garantia

Não são raras as situações em que os utilizadores dos smartphones são obrigados a ter de levar os seus equipamentos para reparar, por os terem deixado cair ou porque aconteceu outra qualquer avaria.

Um documento agora revelado mostrou as regras que a Apple definiu para decidir que iPhones devem ou não ser reparados, mediante os problemas que apresentem.


O guia que agora surgiu na Internet e que foi apresentado pelo site Business Insider, mostra as regras que os funcionários da Apple devem seguir para decidir quais os iPhones que são reparados ao abrigo da garantia, os que não têm direito a esta reparação ou os que são trocados diretamente sem qualquer reparação.

Este guia de 22 páginas, datado de 3 de março de 2017, chama-se “Visual/Mechanical Inspection Guide” (VMI) e detalha as regras a aplicar aos iPhones 6, 6 Plus, 6S, 6S Plus, 7 e 7 Plus. São regras normais, na sua maioria, e que a totalidade das marcas usam, mas existem, no entanto, algumas particularidades interessantes e que podem ser pouco lógicas.

A primeira delas está nos píxeis mortos no ecrã. Apenas os que forem declarados pelo cliente devem ser reparados. Caso o funcionário da Apple detete algum, este não o deve indicar.

Depois existe a política de reparar todos os ecrãs partidos, desde que seja uma quebra muito fina e pequena, causada por uma tensão. Mas apenas poderá ser feito caso não existam danos na moldura na zona da quebra. Se existirem, então a reparação deverá ser paga pelo cliente.

Outras avarias, tal como problemas na câmara por contacto com laser, abrasão extrema ou furos, quebras múltiplas no ecrã e conectores avariados, são elegíveis para reparação, mas sempre fora de garantia.

Completamente fora de garantia e sem direito a reparação, mesmo que paga pelo cliente, estão os problemas nos iPhones que apresentarem alterações. Se for notado que os equipamentos foram alterados, que faltam partes do iPhone ou que as baterias ou outros componentes foram substituídos, estes equipamentos não podem ser reparados pela Apple.

Há ainda referências a um estado de “avaria catastrófica”, em que a reparação será negada de forma imediata, quer ao abrigo ou fora das regras da garantia.

Vários contactos com funcionários da Apple revelaram que este manual é uma parte importante da sua formação e uma ferramenta usada no dia-a-dia, e que existem muitos mais, um para cada tipo de equipamento da Apple.

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