A filosofia da Apple de abrir as suas versões beta a uma comunidade de utilizadores mais alargada tem dado frutos no passado. Não é algo que a empresa esteja habituada a fazer de forma frequente, mas esta postura está a mudar.
Depois das primeiras versões beta do OSX El Capitan e iOS 9 terem estado a ser avaliadas por um grupo mais restrito, surgem agora as primeiras versões beta totalmente públicas e que todos podem usar.
As primeiras versões surgiram ao final do dia de ontem e estão disponíveis para serem instaladas por todos os que estão registados como membros do programa de testes da Apple.
Estas duas versões são baseadas nas betas que já foram libertadas e que foram já alvo de uma análise extensa e que permitiu à Apple corrigir muitos bugs e outros problemas.
O intuito de disponibilizar estas versões a um público mais alargado é dar a possibilidade destes serem utilizados por um número muito maior de utilizadores e serem assim descobertos outros problemas que existam e também testar algumas das novidades que vão ser lançadas no final do ano, também numa audiência muito maior.
Tal como das vezes anteriores a Apple lembra os potenciais utilizadores destas versões de que estas são ainda muito prematuras e que podem estar sujeitas a problemas. Não devem ser utilizadas em ambientes de produção e destinam-se exclusivamente a testes e a avaliações.
O número de vagas para o programa de testes da Apple é reduzido, por isso os utilizadores que as queiram testar devem apressar-se a registar-se.
A forma de aceder às versões de testes é simples. Em primeiro lugar os utilizadores devem aceder ao site do programa de testes, acessível em beta.apple.com/sp/betaprogram e registar-se ou aceder com a sua conta que já tiverem registo feito.
Uma vez dentro do site do programa beta só precisam de escolher o sistema operativo pretendido e seguir as instruções que estão disponíveis.
Em pouco tempo vão estar a instalar as novas versões e a ter acesso a tudo o que de novo a Apple se prepara para apresentar publicamente e que tem já em testes nas versões privadas.