Pplware

Kill – O “El matador” de processos no macOS

Tal como outras plataformas, o macOS não é um sistema perfeito e às vezes pode mesmo “empancar” por alguns momentos. É verdade que a culpa pode ser do próprio sistema operativo mas também de apps de terceiros que, por algum motivo, deixam o sistema mais lento e por vezes inoperacional.

Quando uma app em execução dá sinais de não estar a responder, o melhor mesmo é “matar” o processo associado. Vamos ver como se faz na macOS.


O atalho CTRL + ALT + DEL não existe no macOS mas o sistema operativo para Desktop da maça tem algo parecido. Para tal basta que o utilizador carregue em Command+Option+Esc para que aceda a uma interface que permita “matar”, sem dó nem piedade, processos que estejam a correr no sistema. Depois de selecionar o processo, basta que carregue em Forçar saída!

kill – O “El matador” de processos no macOS

Além da ferramenta gráfica apresentada anteriormente, o macOS traz o poderoso comando kill e também o comando killall.

Quando uma aplicação está a correr no sistema é comum designar-se de processo. Os processos existem em todos os sistemas operativos e o macOS não é exceção. Para visualizar todos os processos que estão em execução no sistema usamos o comando «ps» (process-statistics). O comando ps tem vários argumentos, no entanto o conjunto mais usual é ps aux.

Outra forma para saber o PID de uma app em execução é através do Monitor de Atividade.

Matar e enviar sinais a processos

O comando «kill» pode enviar vários tipos de sinais a um processo. Por omissão, caso não seja especificado nenhum outro, o sinal enviado é o TERM (terminate).

O sinal KILL garante que o processo é mesmo terminado.

Exemplo de utilização:

Kill -KILL 13276
ou
kill -9 13276

O comando «killall», permite matar processo pelo nome. Serve para enviar sinais a todos os processos que estão a executar um determinado programa. Se por exemplo pretendemos terminar o Google Drive podemos executar o seguinte comando:

killall "Google Drive"

O macOS traz ferramentas para quase tudo não sendo assim necessário recorrer a apps de terceiros. Se tiver alguma app com sinais de que não está a responder, então o melhor mesmo é matar de imediato o processo associado. Fica a dica.

Exit mobile version