Numa tentativa de ode à criatividade, a Apple acabou por espoletar alguma revolta nos consumidores, artistas e criadores. Já viu o anúncio que a empresa lançou para o seu novíssimo iPad Pro? Aparentemente, “falhou o objetivo”.
Num evento que foi “all about iPad”, a Apple apresentou o seu novo modelo Pro, atribuindo-lhe a difícil tarefa de potencializar a criatividade dos criadores. Com uma série de novas funcionalidades e aplicações, o dispositivo deverá seguir versátil, mas, ainda assim, desenhado especialmente para os artistas.
Na tentativa de promover uma das características de destaque do iPad, a Apple lançou, no dia 7 de maio, um anúncio. No vídeo de um minuto, uma prensa industrial esmaga uma larga lista de motores criativos: instrumentos musicais, câmaras, latas de tinta, televisões, livros, entre outros. A prensa não destrói, contudo, o novo dispositivo topo de gama, pois “o iPad mais poderoso de sempre, é também o mais fino”.
Meet the new iPad Pro: the thinnest product we’ve ever created, the most advanced display we’ve ever produced, with the incredible power of the M4 chip. Just imagine all the things it’ll be used to create. pic.twitter.com/6PeGXNoKgG
— Tim Cook (@tim_cook) May 7, 2024
Não tardou até que comentários de revolta surgissem, questionando a perspetiva do anúncio, que destrói “símbolos da criatividade humana e de conquistas culturais para apelar aos criadores”; e que “desrespeita o equipamento criativo e goza com os criadores”.
It is a heartbreaking, uncomfortable, and egotistic advertisement. When I see this result, I’m ashamed to buy Apple products since nineteen years.
— Hiroki Akiyama (@akiroom) May 7, 2024
Perante a insatisfação relativamente ao novo anúncio, a Apple pediu desculpa: “A criatividade está no nosso ADN na Apple e é incrivelmente importante para nós conceber produtos que capacitem os criativos de todo o mundo”.
O nosso objetivo é celebrar sempre a miríade de formas como os utilizadores se expressam e dão vida às suas ideias através do iPad. Falhámos o objetivo com este vídeo e pedimos desculpa.
Disse Tor Myhren, vice-presidente de comunicações de marketing da empresa, numa declaração à Ad Age.
Intitulado “Crush”, o anúncio já recebeu milhões de visualizações no canal da Apple no YouTube, bem como na conta X de Tim Cook. O vídeo não chegou a ser exibido na televisão e os planos nesse sentido terão sido descartados, segundo a empresa.