Pplware

Já é possível correr o Doom no Apple Watch e na nova Apple TV

Muito para além de serem equipamentos de lazer e de utilização prática, os novos dispositivos que estão a surgir são também bancadas de teste onde se experimentam alguns conceitos.

A mais recente fornada de ideias aplicadas aos dispositivos móveis é a colocação de jogos antigos a correr neles. O Doom, um clássico que todos conhecem, chegou agora ao Apple Watch e à nova Apple TV.

Um grupo de funcionários do Facebook resolveu, num dos hackathon da empresa, trazer para o smartwatch da Apple um clássico da indústria de jogos.

Em apenas 10 horas conseguiram colocar o Doom a correr num Apple Watch, mostrando assim que o Watch OS tem a capacidade de correr quase qualquer aplicação que os programadores queiram.

O exemplo do Doom mostra que este jogo consegue ser usado em quase qualquer plataforma em que se pretenda que ele corra, desde as calculadoras científicas até aos smartphones.

Vejam o vídeo abaixo e comprovem como é possível correr o Doom a partir deste pequeno dispositivo e que este decorre de forma fluída.

Claro que dadas as reduzidas dimensões do ecrã do Apple Watch a jogabilidade não é das melhores, mas também não era essa a ideia principal dos programadores que o conseguiram.

Era uma prova de conceito que pretendia ser provada e isso ficou mais do que firmado, com o jogo a ser corrido directamente a partir do Watch.

Mas a vontade destes programadores foi um pouco mais longe e estenderam a sua prova de conceito a um segundo equipamento da Apple, que ainda nem chegou ao mercado.

Depois do Apple Watch, o Doom, foi levado também para dentro da nova Apple TV. Mais uma vez, mostrando que os novos sistemas operativos da Apple estão mais abertos a outras aplicações e a que sejam exploradas muito mais a fundo.

Nesta plataforma é muito mais simples jogar Doom pois o recurso ao comando com touchscreen permite uma muito maior liberdade. A não dependência de um ecrã diminuto, como o do Watch, dá também uma melhor usabilidade e jogabilidade.

Mais uma vez podem ver esta proeza no vídeo abaixo e confirmar que o Doom tem mais uma plataforma onde pode ser explorado e em que é efectivamente possível jogar.

Estes são apenas mais dois locais em que o Doom pode ser usado. São já muitas as plataformas em que é possível jogar este clássico e que tem divertido tantas gerações.

A ideia não é aperfeiçoar ou melhorar o Doom, mas sim trazê-lo para novos locais e mostrar a versatilidade destas novas plataformas.

O que foi agora feito mostra isso mesmo. Os novos sistemas operativos da Apple, neste caso o WatchOS e o tvOS, estão a preparar-se para dar muito mais liberdade aos programadores e permitir que aplicações como o Doom, possam ser usadas e exploradas nestas plataformas.

Exit mobile version