O iPhone 11 foi lançado neste passado mês de setembro e está e tornou-se num verdadeiro caso de sucesso. Contudo, o mercado tem ainda muitos iPhone X disponíveis para venda e é aqui que reside a dúvida de muitos utilizadores. Qual será atualmente a melhor aposta: será a compra de um iPhone X recondicionado ou a compra de um iPhone 11?
Pese o facto de haver aqui um hiato de 2 anos entre estes dois modelos, há trunfos de parte a parte que podem ser determinantes. Vamos conhecer alguns.
Em setembro de 2017, quando o iPhone comemorava 10 anos, a Apple lançou um novo tipo de smartphone para a sua gama. Nascia assim o iPhone X que inaugurava a era do reconhecimento facial, um ecrã OLED e deixava cair o botão Home.
Em setembro, a Apple após ter lançado no ano passado o iPhone XR, lançava o iPhone 11. Com efeito, estes dois últimos não são os sucessores do iPhone X, na verdade, numa hierarquia “tecnológica” o iPhone no décimo aniversário está acima destes.
iPhone X vs iPhone 11
O iPhone X é alimentado pelo processador Apple A11 Bionic, enquanto o iPhone 11 inclui o mais novo processador A13 Bionic. Assim, se estivermos a usar um iPhone X, mesmo usado recondicionado e com garantia, provavelmente não notaremos nenhuma diferença no desempenho convencional.
Apesar disso, o processador A11 Bionic é incrivelmente poderoso. Se estivermos à procura de um aumento de velocidade no geral, poderemos notar nalguns casos uma pequena diferença, mas nunca algo que afete a usabilidade do iPhone X.
A maior diferença entre o iPhone X e o iPhone 11 reside na tecnologia do ecrã. O iPhone 11 possui um painel LCD “Liquid Retina” com uma resolução de 1792 × 828, enquanto o iPhone X apresenta um display OLED de resolução 2436 × 1125, para 458 pixels por polegada.
A tecnologia do ecrã Liquid Retina da Apple é bastante avançada em relação a um painel LCD. Por outro lado, ao nível do ecrã o iPhone 11 possui um ecrã de 6,1 polegadas, enquanto o iPhone X possui um ecrã de 5,8 polegadas.
Sim, existe diferença, mas o fator preço rapidamente apazigua isso.
No design, a conversa é semelhante…
Em termos do design, o iPhone X e o iPhone 11 são muito semelhantes. O iPhone X possui rebordos de aço inoxidável que lhe dão estilo e durabilidade, isso é um facto. Além disso, os bordos de alumínio iPhone X estendem-se mais perto do que as do iPhone 11, devido ao ecrã OLED.
Com a finalidade de alargar as preferências o iPhone 11 está disponível em branco, preto, amarelo, vermelho, verde e roxo. Contudo, o iPhone X foi vendido apenas nas duas cores que mais se vendem, o Prateado e o Cinzento cideral.
O X da câmara ou a câmara do X
Além do aspeto, a Apple quis dar um passo mais além com as câmaras incluídas no iPhone X. Este dispositivo possui uma configuração de câmara dupla com lente grande angular e lente telefoto, isto é, podemos ter planos mais próximos dos objetos ao tirar uma foto, sem comprometer a qualidade da imagem captada.
O iPhone 11 também possui uma configuração de câmara dupla, mas com lentes grande angular e ultra grande angular. Isso significa que podemos não ter a capacidade de ampliar um assunto, mas obtemos um campo de visão mais amplo.
O iPhone 11 pode captar um campo de visão de 120 graus, mas resta saber se isso é realmente mais prático que a lente telefoto dos demais.
Para a câmara frontal, o iPhone 11 recebeu algumas atualizações, mas nada que o iPhone X não possa mostrar alguma raça:
- Atualizado para 12MP
- Suporta gravação de vídeo 4K a 24 fps, 30 fps ou 60 fps
- Suporte para vídeo 1080p slo-motion a 120 fps.
O iPhone X possui uma câmara frontal de 7MP com suporte para vídeo 1080p.
E a bateria?
Em termos da duração da bateria, a Apple diz que o iPhone 11 oferece até 17 horas de reprodução de vídeo, enquanto o X oferece até 13 horas.
A Apple não oferece comparações diretas entre o iPhone X e o iPhone 11 em termos da bateria, mas um recondicionado com garantia oferece o mesmo desempenho como se de um novo se tratasse.
Será o preço o trunfo da decisão?
Existem diferenças entre estes modelos? Claro que sim, muitos deles foram acima mencionados. No entanto, em ambos está patente a tecnologia de ponta que os distingue dos demais.
Ainda vale a pena, e muito, considerar a compra de um recondicionado X usado: equipamento de ponta a um preço acessível.
Para quem nunca ouviu falar ou desconhece os recondicionados usados, recomendamos esta leitura da página da Forall Phones.
Uma loja que, além do preço, possa dar garantia, assistência e apresentar um serviço de valor acrescentado têm de ser as características a ter em conta.