Foi no passado dia 12 de setembro que a Apple apresentou ao mundo o seu novo iPhone X (para comemorar o décimo aniversário do iPhone) e também o iPhone 8 e o iPhone 8 Plus. O iPhone X apenas chegará ao mercado a 3 de novembro (com pré-venda a 27 de outubro) mas os novos iPhone 8 e o iPhone 8 Plus já estão à venda desde o passado dia 19 de setembro.
Relativamente ao iPhone 8, e tendo em conta o primeiro fim de semana, as notícias relativamente às vendas não são muito boas para a Apple.
“Quase iguais por fora mas bastante diferentes por dentro”…é esta a melhor expressão que podemos usar para distinguir os novos iPhone 8 dos seus antecessores. É verdade que o “boom” do iPhone 8/8Plus não se fez sentir, sendo que as típicas filas quase nem existiram, mas pior que isso é que o novo iPhone 8 foi o menos vendido no primeiro fim de semana (desde 2013).
De acordo com o estudo da Localytics, a quota de vendas do iPhone 8 no primeiro fim de semana foi de apenas 0.3% enquanto para a versão maior, o iPhone 8 Plus, a quota de vendas foi de 0,4%.
Por comparação podemos ver que o nível de vendas do iPhone 7, no primeiro fim de semana que foi lançado, alcançou os 2%. O iPhone 6 chegou aos 2% e até o iPhone 5S superou as vendas do iPhone 8, com 0,9%.
Por outro lado o iPhone 8 Plus leva uma ligeira vantagem comparativamente aos modelos “Plus” anteriores.
A culpa das vendas do iPhone 8 pode ser do iPhone X
Como sabemos a Apple apostou forte no iPhone X, tornando-o um equipamento diferente dos seus antecessores mas também mais evoluído. Toda esta expectativa, por parte dos clientes, poderá estar a influenciar a compra do iPhone 8, mesmo este sendo mais barato que o iPhone X.
Adoção do iOS 11 inferior à do iOS 10
Além dos equipamentos, a taxa de adoção do iOS também não tem sido tão rápida como o que aconteceu com o iOS 10. Segundo a consultora, nos primeiros seis dias de disponibilização do sistema móvel da empresa, a taxa de adoção chegou apenas aos 22%, a mais baixa desde o lançamento do iOS 8.
Os números não são alarmantes, mas devem servir para a Apple refletir sobre a estratégia adotada até porque o primeiro fim de semana é sempre um bom indicador. Enquanto não for lançado no mercado o iPhone X é também prematuro tirar qualquer tipo de conclusões sobre as vendas dos novos equipamentos da empresa da maçã.
Via localytics