Pplware

iPhone 8… que aspecto terá e onde será fabricado?

Já se fala bastante no próximo iPhone. Uns dizem que é iPhone 8, outros iPhone X… não se sabe nem o nome, nem onde será fabricado. Será na China, em Taiwan ou nos Estados Unidos? Estão milhares de postos de trabalho em causa.

E o aspecto? Será com linhas tradicionais ou a Apple irá arriscar e deixar de ser aborrecida?

Hoje saíram várias notícias que dão conta de uma hipotética deslocação da produção do iPhone (ou de alguns componentes) da China para outros países. Uma das mais sonantes notícias é a suposta nova unidade fabril da Apple e Foxconn, juntamente com a Sharp, que poderá criar entre 30 a 50 mil postos de trabalho. Esta “novidade”, avançada pelo chairman da Foxconn, Terry Gou, refere que a unidade nos Estados Unidos poderia sair da união entre empresas, com um investimento de 7 mil milhões de dólares, e seria dedicada a produzir ecrãs para os futuros dispositivos iOS.

 

Trump quer a produção do iPhone nos Estados Unidos

Esta ideia seria uma resposta ao mote dado pelo presidente Donald Trump, quando este referiu na sua campanha, como uma luta pessoal, trazer para solo americano os empregos e as empresas que deslocaram a sua produção para o exterior.

Estas declarações, e mesmo a intenção do novo presidente, vão contra o que Tim Cook afirmou anteriormente. Para o CEO da Apple, a China faz muito mais sentido como um centro de produção – não apenas porque os custos de trabalho são significativamente menores, mas também porque há um grande número de trabalhadores qualificados. Esta afirmação de Tim Cook é apenas um reforçar do que Steve Jobs havia dito anteriormente, quando, respondendo a uma pergunta de Barack Obama, em 2010, sobre o fabrico nos EUA, disse: Esses trabalhos não vão voltar.

 

Palavras contrárias aos actos

Apesar da possibilidade da Foxconn abraçar a produção nos EUA, a verdade é que Terry Gou tem reafirmado o compromisso de fabricar na China. Na semana passada, outro relatório afirmou que a Foxconn está a planear construir uma nova unidade de prototipagem em Shenzhen, China. Isso “ajudará melhor a Apple a criar protótipos” para futuros produtos, ao mesmo tempo que aperta a segurança.

 

iPhone 8 será produzido por empresa de Taiwan

Para aumentar as incertezas que envolvem a produção do novo iPhone, a publicação coreana DigiTimes dá conta que será a empresa Taiwanesa, Wistron Corp, a encarregada pela produção do próximo iPhone. As informações referem que não será um abandono total à Foxconn, isto porque tanto a empresa como outros fornecedores podem ser ainda necessários caso o iPhone 8, ou iPhone X, tenham uma procura que exceda a capacidade de produção da nova empresa.

As informações referem que, já a contar com o novo cliente, a Wistron aumentou a sua capacidade de produção de smartphones tanto na Índia como numa outra unidade que detém na China. Confrontado com estas novidades, o CEO da empresa, Simon Li, recusou-se a comentar o assunto.

 

Quem é a empresa Wistron?

A empresa de Taiwan, foi fundada em Maio de 2001 e dedica-se à produção de PCs, equipamentos de armazenamento, servidores, IA, networking, desenvolvimento de dispositivos para veículos eléctricos e de assistência médica, etc. Com uma facturação de 18,8 mil milhões de dólares em 2015, esta empresa tem estado no ranking da Forbes 500.

Não sendo inicialmente uma empresa dedicada aos smartphones, tem, contudo, mudado o seu rumo desde 2012. Segundo o seu CEO, é esperado que, a partir de 2017, estejam já em total disponibilidade os sectores para produção de smartphones, servidores, dispositivos IoT e desktops. Há várias apostas noutros mercados para que a empresa consiga manter o crescimento registado nos últimos anos, isto dada a estagnação do segmento dos notebooks onde a empresa era muito forte.

 

Mas a Apple poderá mudar de fabricante e o aspecto “tradicional”?

Segundo vários relatórios, a Apple irá abandonar o chassi em alumínio e voltar a apostar no vidro e no aço. O iPhone do décimo aniversário deverá ser uma “evolução” do iPhone 4 em termos de estrutura, isto é, deverá ter vidro na parte de trás e ter um chassi em aço. Terá linhas mais finas, um aproveitamento extremo da moldura do ecrã e novas funcionalidades na área do botão Home.

Estão já a ser avançadas várias imagens de concepção que ilustram o hipotético iPhone X:

Estas imagens, este concept, da autoria de Imran Taylor, mostra um iPhone mais fino, mais quadrado, com uma área mais agradável ao agarrar. Com vidro na parte de trás e no ecrã, como é óbvio, as dimensões parecem mostrar um modelo convencional, mas mais bem aproveitado.

No vidro de trás, as câmaras tomam uma posição vertical, ao contrário do que existe actualmente com a câmara dupla no iPhone 7 Plus e é possível ver também um Smart Connector, tal como existe no iPad Pro (um apontamento que não tem sido falado por não trazer, para já, qualquer utilidade).

Estes rumores parecem afastar a hipótese do novo ecrã ser OLED, fabricado em plástico pela Samsung Display.

 

Em resumo…

Adicionando os vários rumores e algumas indicações de responsáveis das empresas, a Apple poderá estar a trazer a si, de novo, um modelo inovador dentro do segmento dos iPhones, apostar noutras empresas que fabricam componentes, desligando o vínculo, por exemplo, à Samsung, apostando em empresas mais discretas mas com igual capacidade de produção para retomar a sua tradicional política de sigilo e segurança de informação sobre os seus produtos. Eventualmente, poderá deslocar para os Estados Unidos a produção de algum produto… mas não será o iPhone, pelo menos para os próximos anos.

Exit mobile version