Pplware

iPhone 8 poderá abandonar a porta Lightning e adotar USB-C

O novo iPhone 8 a esta altura estará já pensado e em breve passará para a produção, portanto, tudo o que a Apple decidiu já não haverá volta a dar. Os rumores, esses sim podem ainda avançar e recuar até acertar. Contudo, é cada vez mais forte o rumor que a Apple irá equipar o iPhone 8 com ecrã OLED.

Agora o WSJ avança que a empresa de Cupertino vai “matar” no iPhone do décimo aniversário a sua porta Lightning e apostar na porta USB-C.

 

Segundo alguns relatórios de empresas ligadas à produção do iPhone, a Apple irá lançar 3 iPhones este ano. Dois modelos com o ecrã LCD tradicional e um terceiro com ecrã OLED. O ponto mais sonante prende-se com a possibilidade da Apple abandonar uma interface que introduziu no iPhone 5, a interface Lightning e adoptar a universal USB-C.

 

Decisão que não surpreende, mas não será consensual

As informações que vão sendo veiculadas, sempre de forma não oficial, referem agora que a Apple irá introduzir outras atualizações, incluindo uma porta USB-C para dados e alimentação assim como outros dispositivos da marca também a irão receber. Este iPhone também irá “perder” o botão Home que, embora não mecânico ainda se mantém.

Esta alteração não surpreende pois a Apple já havia “dado pistas” que o caminho seria a interface USB-C e os novos MacBooks Pro são disso exemplo. Claro que iremos voltar a ter muitos utilizadores descontentes porque investiram em acessórios Lightning… mas no passado também haviam apostado na interface de 30 pinos e esta caiu no iPhone 4s.

 

E que mais se pode esperar no 10.º aniversário do iPhone?

É altamente expectável que o 10.º aniversário do iPhone seja o que vai trazer mais novidades dos últimos anos, provavelmente será o ano com mais alterações de hardware e software. O iOS 11 será um salto em vários aspectos e poderá reforçar as posições da Apple em relação à segurança, à utilização de dispositivos de monitorização médica, assim como poderá trazer uma interação maior com os dispositivos inteligentes que cada vez mais são usados no dia a dia.

Todos as alterações que vemos acontecer dão ideia que poderá haver uma entidade que recorre à Inteligência Artificial para fazer o que precisamos antes de pedirmos. O nosso smartphone sabe para onde vamos pelas nossas rotinas, pela nossa agenda e pelas mensagens que nos enviam com datas e localidades, então traça um leque de informação necessária, como o trânsito e outras possíveis necessidades (avaliar restaurantes na área com reserva, hotéis, combustível, etc..).

No que toca ao hardware, segundo as vozes da premunição, este novo iPhone terá um chassi em aço inoxidável e um ecrã borda a borda, sem moldura e sem botão Home “saliente”.

Adicionalmente, a câmara frontal, o Touch ID, auscultador e outros sensores serão embutidos no próprio ecrã de forma plana. Esta seria uma peça com ecrã OLED de nova geração com 5.8 polegadas (embora se mantivesse o iPhone de 5.5 polegadas e o de 4.7 polegadas).

Um novo design e corte da placa lógica poderá libertar espaço para este iPhone receber uma bateria maior. Mais recentemente falou-se que a Apple irá equipar este iPhone com tecnologia de carregamentos sem fios, carregamentos rápidos, certificação IP68, scanner à iris ou scanner ao rosto. Por fim uma necessidade tecnológica, para o reconhecimento facial será a nova câmara 3D.

Exit mobile version