Pplware

iPad continua Rei no (fraco) mercado dos tablets

Apesar do crescimento contínuo da área dos dispositivos móveis, em especial dos smartphones, o segmento dos tablets parece não partilhar o bom momento e os números agora apresentados pela IDC são reveladores.

No primeiro trimestre de 2015 foram vendidos 47.1 milhões de tablets e o “Rei” continua a ser o “velhinho, mas renovado” iPad.

Ao contrário dos smartphones, o mercado dos tablets tem vindo a enfraquecer ano após ano. As explicações para tal quebra são muitas… mas a mais plausível é o facto de hoje existirem smartphones/phablets com ecrãs bastante generosos (ex. iPhone 6, S6, iPhone 6 Plus), dispensando assim a adquisição de um tablet.

Apesar do forte abrandamento, a Apple continua a dominar neste segmento tendo vendido 12.6 milhões de iPads no primeiro trimestre de 2015. De salientar que, em igual período de 2014, a empresa da maçã consegui vender 16,4 milhões de equipamentos. Na segunda posição segue a rival Samsung com 9 milhões de tablets vendidos e a terceira posição pertence à chinesa Lenovo que aumentou as vendas neste período.

A Asus é o fabricante que registou uma maior quebra de vendas, face a 2014.

Tal como revelámos em Setembro de 2014, os phablets iriam superar a venda de tablets e as tendências apontam mesmo para esse cenário. As previsões até 2018 indicam que o mercado dos phablets tenha uma taxa anual de crescimento na ordem dos 60%, seguido dos tablets 2 em 1 (PC + Tablet) com apenas 6.8%.

Via IDC | Imagem: cultofmac

Exit mobile version