Está disponível para programadores, a versão 4.2 Beta 2, do iOS para iPad, iPhone e iPod Touch. Assim, os utilizadores do iPad podem actualizar a versão do sistema operativo que estão a usar, por este bem mais interessante.
Antes de mais quero deixar claro que só faz quem quer, esta actualização. Embora seja simples de fazer o upgrade, no meu caso, porque comecei por um método errado, tive muito trabalho para resolver o problema de restaurar em vez de actualizar.
Esta nova versão acrescenta ao iPad recursos que fazem muita falta, agora sim o iPad é um gadget muito completo e permite uma utilização cómoda e com qualidade sem termos de recorrer ao jailbreak.
Irei então descrever primeiro o que ganhou o iPad (as principais funções), depois mostro o método errado que está a ser publicado por sites americanos e, por fim, deixo o método certo com os links necessários. Leia o post com atenção.
O que traz a versão iOS 4.2 para iPad?
Resumidamente, esta nova versão traz:
- Multi-tarefas
- E-mail Agrupado
- Pastas para aplicações
- Game Center
- Idioma Português
- Fonte Helvética
- AirPlay
- AirPrint
O Multi-tarefas que já existe na versão 4.1 para iPhone e iPod Touch, traz a funcionalidade de poder comutar entre aplicações sem que as tenha de desligar, permitindo um nível de funcionalidade muito mais cómoda e útil. Desta forma podemos estar no Skype a conversar e simultaneamente podemos estar a navegar, ou mesmo estar nos mails, onde podemos imprimir os documentos recebidos, tudo sem perder a ligação a qualquer das tarefas.
E-mail agrupado, permite configurar várias contas de mail e poder num só “recipiente” gerir os mails de todas as contas, ganhando assim muito tempo em gestão do correio electrónico.
Pastas para aplicações é outro recursos que cai que nem uma luva. Eu no iPad tinha dezenas de aplicações espalhadas por muitas páginas… muitas mesmo. Com as pastas para o iPad, podemos agrupar em pastas, devidamente etiquetadas, as aplicações do mesmo “género” ou categoria. A arrumação e organização é outra.
O Game Center foi mais uma função herdada da versão 4.1, agora já pode reunir amigos e familiares e entrar em acção em divertidos jogos onde o adversário pode estar em qualquer parte do mundo e nos jogos multi-jogador, pode desafiar ou ser desafiado para uma corrida, batalha ou jogo de mesa.
Idioma Português é outra pérola desta versão. Podem escolher o Português de Portugal ou o Português do Brasil. Ficará com as Definições na língua de Camões.
Fonte Helvética foi a pedido por muitos que detestaram a versão existente. A Apple altero o tipo de letra na aplicação Notas. Deixou de ser a odiada Marker Felt predefinida e passam a poder escolher entre Helvetica, Chalkboard e Marker Felt. Mais escolha para personalizar as notas.
AirPlay e Air Print foram sem dúvida as novidades em todos os dispositivos. Com o AirPlay pode transmitir música e vídeo no seu dispositivo por Wi-Fi, streaming puro. Com o AirPrint, quando este estiver devidamente implementado, poderemos imprimir via wireless qualquer conteúdo, desde os emails às fotografias. Neste momento tive alguma dificuldade em ter este recurso em todas os serviços, consigo imprimir no mail, às vezes e não consigo imprimir uma foto. Ainda há aqui umas afinações a fazer.
Como actualizar o iPad para a versão iOS 4.2 Beta 4?
Como introduzi no início, a minha experiência pautou-se por um desenrolar de tentativas. Vou assim deixar os dois métodos que estão publicados na net, um não o façam que não vão conseguir nada de interessante, antes pelo contrário, terão uma cabo dos tormentos. Começo por vos deixar o método errado que segui e como consegui depois dar a volta à situação.
Método Errado
Estes são os grandes argumentos que me levaram a antecipar a chegada desta versão ao meu iPad. Então, como a Internet é onde tudo se encontra, fui descarregar o que alguns sites estavam a apontar como necessário para o update: iTunes iTunes 10.1 Beta e o iPad iOS 4.2 beta 2.
Depois de descarregados ambos os updates, instalei o iTunes e, como é normal, liguei o iPad. Cliquei na tecla alt no Mac e cliquei no botão Restore no iTunes. Nesta altura o iTunes solicita o pacote com o firmware a restaurar.
Aponto para o pacote com a versão iOS 4.2 Beta 2 e este começa a remover o que lá tenho e a instalar o novo.
Passado uns minutos o update está feito e o iPad pede para ligar ao iTunes. Retiro a ficha, volto a colocar e o iTunes dá um erro de falta de validação do UDID (Unique Data Item Description) na base de developers da Apple.
Agora era um loop de tentativas à procura pela net da “salvação”. Nada. Surgiu-me a ideia de instalar de novo a versão estável do iTunes, a 10.1 e tentar restaurar para o firmware iOS 3.2.2, numa tentativa de recuperar a versão anterior ao restauro para a versão actual, ainda beta e apenas disponibilizada para developres devidamente credenciados.
iTunes instalado e o mesmo, a mensagem era a mesma… nada feito. O iPad estava sem vida.
Como reverter esta situação?
Vi o vídeo, que vos deixo a baixo, o único que soube colocar as respostas certas.Para restaurar o iOS do iPad a uma versão estável e a funcionar, é necessário usar uma ferramenta, o RecBoot.
RecBoot é um utilitário gratuito, para Windows…
…e para Mac…
Esta ferramenta irá permitir que, em caso de erro ao ligar o iPad ao iTunes, esta force o iTunes a entrar em Modo de Recuperação.
Para usar esta ferramenta, terá de descarregar a versão estável do iOS 3.2.2 para iPad:
Depois, conforme pode ver na imagem acima, ao executar o RecBoot terá dois botões (versão Windows) e dois links no zip, uma para Forçar o Modo de Recuperação e o outro para sair deste modo após o iTunes ter colocado o firmware que indicamos (a versão iOS 3.2.2). Se der um erro, tipo 1035 ou algo do genero, não há problema, execute o Exit Recovery Mode e o iPad volta à vida.
Agora, que o iPad está vivo, com as definições de fábrica já pode executar o método correcto para actualizar o iOS 3.2.2 para o iOS 4.2 Beta 2.
Método Correcto
Espero com o exemplo anterior, alertar os utilizadores a não o fazerem. Sigam sim este método que vou descrever a seguir, para evitar muito trabalho e tempo perdido a pesquisar.
É muito simples actualizar o iPad para a nova versão do iOS 4.2 Beta 2. Não perca tempo e não arrisque em cruzadas à americana.
- Descarregue a versão iOS 4.2 Beta 2 (nos links em baixo?.
- Ligue o iPad ao seu computador
- Seleccione o seu iPad no menu do lado esquerdo. Ficando seleccionado na secção Dispositivo, o seu iPad.
- Agora clique na tecla Alt e clique no botão Procurar Actualizações, isto no Mac. Se estiver em Windows clique na tecla Shift e em seguida, sem largar a tecla clique no botão Procurar Actualizações.
- Agora, com a janela aberta de procura do ficheiro, seleccione o pacote que descarregou do iOS 4.2 Beta 2.
- Aguarde até que tudo seja instalado e verá o sistema a agir naturalmente sem solicitar o UDID.
Pronto, já tem o seu iPad com a versão mais actual e mais completa do iOS para iPad. Devo dizer que está muito estável, embora não esteja terminado e é provavel que sejam encontrados aqui ou ali, alguns bugs. Mesmo assim é melhor este que o anterior iOS.
Actualize o iPhone 4 e iPod Touch para o iOS 4.2 Beta 2?
Actualize o iPhone 3GS e iPod Touch para o iOS 4.2 Beta 2?
Downloads:
Todos estes downloads foram da autoria do site Gumballtech