Pplware

Falha do iOS permite contornar o bloqueio de ativação do iPhone

Com os novos iPhone, a Apple lançou também uma nova versão do iOS, adaptada para tirar partido de tudo o que as novas máquinas oferecem.

Este novo iOS não tem estado isento de problemas e um novo chegou agora. O bloqueio de ativação do iPhone, que protege o dispositivo, está comprometido e pode ser facilmente contornado.


O bloqueio de ativação é uma das medidas de segurança que a Apple implementou para proteger os seus dispositivos contra roubo e reinstalações não autorizadas. Basicamente, esta medida bloqueia o acesso ao dispositivo até que a conta iCloud associada seja configurada.

Uma falha agora descoberta, e provavelmente reportada, está a permitir que o bloqueio de ativação seja contornado através da utilização do código de desbloqueio. O problema maior é que qualquer código que seja fornecido consegue desbloquear o iPhone, abrindo a porta ao roubo.

A falha foi mostrada pelo YouTuber EverythingApplePro, que no vídeo abaixo detalha a forma como pode ser explorada. Não é um processo imediato, mas que tem sucesso garantido. Segundo o que é descrito, pode haver necessidade de interromper o processo durante uma hora, em caso de falha.

Curiosamente esta falha apenas pode ser explorada se a conta associada ao iPhone tiver a autenticação de 2 fatores ativa, mais uma medida que deveria proteger os utilizadores e que, aparentemente, é onde reside a falha.

Apesar de inicialmente ter sido reportada como apenas afetando o iOS 11.0X, a verdade é que a mais recente versão do iOS, a 11.1, está também vulnerável. Ainda não existe informação sobre a presença desta falha na atual versão testes do iOS, a 11.2.

A Apple já deverá ter conhecimento da falha e deverá corrigi-la em breve, numa nova atualização, antes ainda do lançamento do iOS 11.2. Este é mais um problema a juntar à lista que o iOS 11 tem acumulado.

Exit mobile version