Pplware

iOS 8 para iPad poderá correr apps lado a lado, igual ao Surface

O novo iOS 8 poderá fazer a vontade a milhões de pedidos dos utilizadores do iPad ao permitir correr apps lado a lado. Esta é uma das maiores queixas que se aponta ao iPad, uma vez que obriga a sair de uma aplicação para usar outra.

Esta informação está a ser veiculada pelo site 9to5mac, que avança a hipótese do iOS8 poder trazer este recurso. Assim, e à semelhança do que conhecemos do Microsoft Surface, o iOS poderá apresentar duas apps em simultâneo, onde arrastando texto, uma imagem, ou mesmo um ficheiro, de uma poderemos depositar logo noutra.

A funcionalidade é uma forma de tornar o iPad mais polivalente, permitindo aos utilizadores ter uma acção mais rápida, mais aproximada das facilidades que um Desktop oferece.

A Microsoft, inclusive, usa esta vantagem para fazer uma certa “propaganda” ao Surface e às suas qualidades, ridicularizando o iPad na lacuna que apresenta em relação a esta forma de trabalhar, o que na verdade é uma vantagem para quem usa o Surface e necessita de ter duas apps abertas lado a lado.

Embora a Apple nunca tenha valorizado esta forma de trabalhar, é certo que em vários níveis o iPad fica aquém, principalmente ao nível empresarial onde é muito comum ter duas apps a interagir, a trocar informação de um lado para o outro.

Assim sendo, o iPad passará a permitir uma outra acção muito comum noutros sistemas operativos, como o arrastar e largar. Esta interacção poderá ser possível pela implementação do protocolo XPC.

Este protocolo, que a Apple introduziu em 2012 no OS X 10.7, serve para a comunicação entre processos, fazendo com que as apps separem as suas tarefas em diferentes processos, correndo de forma diferenciada e com diferentes permissões.

Desta feita, os developers poderão desenvolver aplicações que comuniquem umas com as outras, partilhando informação. Poderíamos, por exemplo, editar um vídeo no iMovie e arrastar o mesmo para o Facebook, permitindo desde logo a sua publicação, ou ter um texto aberto e receber uma imagem editada no iPhoto directamente para o texto. Mas há muitos outros exemplos do dia-a-dia.

Segundo a mesma fonte, estas novidades serão possíveis usar no iPad Air de 9.7 polegadas, dado o espaço funcional e isso poderia excluir o iPad mini, mas nada está oficializado, teremos obviamente que esperar por mais informações neste sentido.

Esta funcionalidade, tal como podemos ver no vídeo em cima, embora sendo um concept, mostra que somente seria possível em modo paisagem, o que também faz sentido pelo espaço útil. Esta função e entrando no campo dos rumores que circulam na web, seria um argumento forte para lançar o famigerado iPad PRO, um iPad com ecrã acima das 9.7 polegadas, o tal que poderia aparecer no início de 2015.

A Apple está a trabalhar também numa app Healthbook para o iPhone que iria ligar os dispositivos médicos/fitness e as aplicações que iriam monitorizar as nossas informações relativas aos dados sanguíneos, calorias consumidas, ciclos de sono e alterações de peso. Outro ponto importante que a Apple está a investir fortemente é na melhorias da infraestrutura iCloud e nas apps iOS.

Os Mapas poderão receber informações dos transportes públicos e outras informações que já são usuais noutros serviços do género, de forma a ter esta ferramenta como uma alternativa. Mas, como vem sendo hábito, o próximo mês de Junho poderá já desvendar muito sobre o novo iOS 8.

Exit mobile version