Pplware

iOS 5 – Primeiras impressões

Depois de instalar o iOS 5, que deixo no seguimento deste artigo o método para o fazer de forma segura, usando a versão beta disponibilizada aos developers, dediquei algumas horas a explorar este novo sistema operativo para iPhone, iPad e iPod Touch. Depois de termos apresentado o evento e de termos deixado as principais novidades do iOS 5, é a vez de deixar alguns apontamentos.


O iOS 5 beta, que está disponível para download e que provavelmente será o que está disponível para os developers, ainda é uma sombra do que se espera ser a versão final. Alguma latência, algumas funcionalidades ainda não estão funcionais e alguns recursos simplesmente não funcionam.

Gostei de algumas novas aplicações que a Apple incluiu mas, acima de tudo, será o conjunto que fará a diferença. Esse conjunto é o iCloud, o Centro de Notificações, a App Store e todos os novos recursos multimédia desenhados para o iOS 5.

Para já não tenho uma opinião formada pois não estava em condições de poder avaliar o potencial desta versão. Estive umas horas a usar as novas ferramentas e fiz alguns screens para vos mostrar. Mas se quiserem testar, deixo-vos o método.

ATENÇÃO: Temos recebido alguns pedidos de ajuda, pois alguns sites nacionais publicaram este guia mas não testaram e não dão informações correctas. Toda a responsabilidade do que possa acontecer com o vosso iPhone está do vosso lado. Seguimos este método, conseguimos instalar e usar o sistema operativo. O método seguido correctamente é seguro, mas cada um é responsável pelos seus actos e o pplware.com descarta-se de qualquer responsabilidade. Antes de começar faça uma cópia de segurança ao seu iPhone.

Para instalar basta seguir com atenção o método, exemplificado nesse vídeo:

Nota: Depois de instalar o iOS, que levou uma hora desde o download até à parametrização possível do iPhone com o iOS5, o iPhone, no meu caso, não conseguiu sincronizar com a rede GSM, assim, não foi possível testar o serviço de telefone.

Descarregar e Instalar o iOS 5

1. Descarregue o ficheiro iOS 5 IPSW na Internet a partir daqui. 2. Actualize o seu iPhone usando o iTunes (poderá usar o que está na sua máquina, actualmente a versão 10.3). Agora ligue o iDevice ao computador, clique no botão Restaurar com a tecla Option (Mac) ou Shift (PC) pressionada. Seleccione o ficheiro iOS 5 IPSW no local onde o descarregou. 3. Aguarde a actualização (demora um pouco). Depois será mostrado um ecrã que pede a activação do iPhone.

Activar o iOS 5

Este método foi descoberto por um jovem quando tentava actualizar o seu iPhone. No próprio vídeo, que mostramos em cima, ele erra, no passo dois, mas na descrição seguinte o passo está correcto.

Depois do iPhone pedir para se ligar à Apple na tentativa de se registar, mostrará a indicação que tal não foi possível, deixando assim o seu iPhone bloqueado. Para o desbloquear faça os seguintes passos:

  1. Dê um clique triplo no botão Home do iPhone. Isso irá activar a função Voice Over;
  2. Dê um clique apenas (e não três como diz no vídeo, se não desliga o Voice Over) e no botão Home será mostrada a função Emergency Call. Só serão permitidas as chamadas de emergência,
  3. Nessa altura clique no botão vermelho Emergency Call e, quando a janela estiver a mudar para a função teclado, mova três dedos ao mesmo tempo no ecrã de cima para baixo (se não conseguir à primeira tente até conseguir);
  4. O Notification Center terá de aparecer!;
  5. Clique então no widget Weather (meteorologia). A app irá ser carregada e irá perguntar se permite informar da sua localização, diga que sim (com o Voice Over terá de dar dois cliques com o dedo para continuar das opções);
  6. Agora que o iPhone carregou a aplicação do tempo, clique no botão Home para sair do ecrã da aplicação e chegar ao ambiente de trabalho do iPhone.

anterior próxima
Pronto. Já tem o seu iPhone livre e activado (só não o pode desligar ou terá de fazer todos estes passos novamente). Agora vá às Configurações, Geral e Acessibilidade e desligue o Voice Over.

Esta dica foi descoberta por merterdir e publicado na Gizmodo.

Pode usar e abusar, pode configurar as suas contas e até activar uma conta no iCloud. Pode ver as novidades mas poderá ter impedimentos, como tem acontecido a muita gente, por exemplo não conseguir sincronização com a rede GSM.

Estou cheio disto quero o meu iPhone como estava

Bom, eu depois de umas horas estava com saudades do meu iPhone funcional e com a versão 4.3.3. Tudo bem que esta é melhor… ou será, na versão final.

Quer fazer o downgrade?

Caso tenha instalado o iTunes 10.5 Beta, para fazer o downgrade terá de remover do seu sistema essa versão do iTunes e instalar a versão actual, o iTunes 10.3. Veja aqui o que deve fazer para remover o iTunes 10.5 Beta.

Este guia permite fazer o downgrade do iOS 5.0 para as versões 4.3.3, 4.3.2, 4.3.1, 4.2.1, 4.1 no iPhone 4, 3GS, iPod Touch e iPad,

  1. Descarregue o ficheiro IPSW do iOS 4.3.3, 4.3.2, 4.3.1, 4.3, 4.2.1, 4.1 DESTE LOCAL e grave no seu ambiente de trabalho.
  2. Ligue o seu dispositivo com o iOS 5 beta ao PC ou Mac e desligue o equipamento usando em cima o botão Power.
  3. Agora siga as instruções em baixo para colocar o iPhone, iPod Touch e iPad em modo DFU.

Carregue, sem largar, a tecla Home e em cima o botão Power simultaneamente durante 10 segundos, depois liberte o botão Power e continue a segurar o botão Home por mais 20 segundos.

  1. Uma vez em modo DFU o dispositivo com iOS irá dar indicações ao iTunes que está em Modo de Recuperação, clique no botão OK;
  2. O iTunes irá pedir a localização do ficheiro IPSW do iOS que descarregou, informe clicando em cima do ficheiro e o restauro começará;
  3. Depois de alguns minutos o seu iPhone recuperou o firmware correcto, desligue o cabo do computador;
  4. Desligue e ligue-o ao iTunes;
  5. Restaure a última cópia de segurança que fez.

Basicamente o seu telefone está pronto, use o iTunes para transferir tudo o que lhe falta.

Exit mobile version