Pplware

iOS 5.1 – O que melhorou nos iDevices

A Apple lançou, como vimos no evento do passado dia 7 de Março, uma nova versão do iOS 5. A versão iOS 5.1 era esperada com grande ansiedade, talvez tenha ficado um pouco na sombra, essa tal ansiedade, pelo brilho da apresentação da terceira geração do iPad, mas na verdade havia muita expectativa em torno deste update.

Sabemos o que vale o iOS 5 e sabemos do que não está a funcionar correctamente desde que foi lançado, principalmente o consumo exagerado de energia que limita estrondosamente a utilização do iPhone, principalmente do iPhone 4S.

Se olharmos atentamente, podemos ver algumas diferenças positivas nesta versão, mas o que de facto mudou?

Depois de ter sido disponibilizado estive uns tempos sem conseguir actualizar graças a um problema na ZON, pelo menos eu tive esse problema, que impedia que actualizasse o iOS 5. Deixamos depois a forma como contornar o problema que ainda atinge muitos utilizadores.

Já actualizaram para a nova versão do iOS 5.1? Vale a pena, não só pelos pequenos bugs que a Apple corrigiu, alguns que não demos conta com a utilização, mas sobretudo pelos que demos e que desajustaram o iOS ao nosso estilo de utilização. Além disso foram adicionadas pequenas novas funções. Estas são as que me pareceram as mais importantes:

1. Atalho da Câmara no Ecrã Bloqueado

Desde a saída do iOS 5, a Apple adicionou um atalho para a câmara fotográfica na barra de desbloqueio do ecrã. Contudo, muitos utilizadores não sabiam que tinham de dar dois toques no botão Home para este atalho aparecer. Para melhorar este acesso, a Apple passou este botão para o início, logo que liga o ecrã e resolveu torná-lo activo com o deslizar para cima desse atalho, com o ícone de uma câmara de fotografar. Está mais simples e intuitivo.

2. Reconhecimento Facial na Câmara

Foi uma nova funcionalidade associada à função fotografia, os iPhones passam agora a ter a função de reconhecimento facial. Esta funcionalidade permite tirar fotos com mais precisão e mais rigor. Agora a câmara detecta os rostos e permite enquadrar melhor uma imagem.

3. Eliminação de fotos da Partilha de Fotografias

Um dos pedidos dos utilizadores era a possibilidade de eliminarem as fotografias que estavam na na zona de Partilha de Fotografias. Esta funcionalidade está agora disponível e os utilizadores podem agora apagar fotografias que tenham sido enviadas para a Partilha de fotografias.

4. Autonomia da Bateria

Este será o calcanhar de aquiles dos iPhones. Por mais que a Apple tente, este problema está implícito das funções que são atribuídas às aplicações. Tanto é verdade que vemos os iPads com uma maior autonomia mesmo com as novas versões do iOS 5. Claro que a Apple tem um compromisso com os seus clientes, e estavam prometidas melhorias de performance no consumo de  bateria. O iOS 5 drenava as baterias com uma velocidade estonteante e esta versão que saiu, o iOS 5.1 tinha como missão resolver também esse problema.

Depois de instalado tenho monitorizado o consumo. De facto nota-se muito mais disponibilidade da bateria, os consumos estão mais moderados. Tive curiosidade em verificar outras opiniões e fiz as mesmas questões a utilizadores conhecidos. Os resultados mostram que embora não tenha sido para já um sucesso estonteante, é no entanto um passo importante, agora há mais disponibilidade da bateria após lançamento da versão 5.1 do iOS.

Verifiquei esse incremento tanto no iPhone 4 como no 4S, embora no iPhone 4S tenha sido mais expressivo o aumento de bateria disponível, com o passar dos dias.

O consumo, no meu caso que tenho algumas chamadas por dia de vários minutos, o WiFi e o 3G sempre ligados, algumas aplicações ligadas e com geo-referenciação e o push em 5 contas de e-mail, era elevado e noto mais moderação e mais autonomia. Penso que o problema não está totalmente resolvido, mas há claramente melhorias.

No vosso caso, notam esse aumento de autonomia no iPhone?

Exit mobile version