O iOS 18.2 ainda não saiu a público, mas os testes das versões beta para programadores mostram muitas e boas novidades. Entre elas, algo que algumas vezes temos curiosidade em saber: onde é que usei o Shazam para descobrir o nome desta música? Bom, esta funcionalidade está no iOS 18.2.
Dizer onde geograficamente o Shazam ouviu uma música
Uma nova funcionalidade do iOS 18.2 permite que a Siri lhe diga onde ouviu ou onde colocou a sua música no Shazam.
Apesar desta nova versão ainda estar no modo beta, apresenta uma tonelada de novos recursos do Apple Intelligence, como Genmoji, Image Playground, Image Wand, integração ChatGPT e muito mais, mas apresenta mais um truque na manga que ainda não é conhecido até agora.
Segundo o que foi descoberto:
O iOS 18.2 permite que a aplicação de Reconhecimento de música (Shazam) coloque geotags nas músicas com base no local onde os utilizadores as descobrem. Quando um utilizador toca e mantém premido o botão dedicado da Central de Controlo do Reconhecimento de Música e, em seguida, clica em Histórico pela primeira vez, é apresentado um novo ecrã inicial. A página destaca as funcionalidades existentes, como o histórico de músicas e o suporte para sincronização com o iCloud, e adiciona uma nova funcionalidade denominada Memórias musicais.
Depois de permitir o acesso à localização, será ativada automaticamente uma funcionalidade de marcação geográfica que marcará as músicas com dados de localização. Assim, a partir de agora, quando descobrir músicas através da ferramenta Reconhecimento de música, a sua localização será anexada ao histórico da música, para que possa colocar a música num local específico e lembrar-se de onde estava quando a ouviu.
É importante notar que, atualmente, esta funcionalidade só funciona ao nível da canção individual. Para recuperar dados, tem de navegar manualmente pelo registo do histórico. Por exemplo, não é possível criar um mapa dos locais onde procurou músicas. Esta limitação pode ser melhorada no futuro, por exemplo, para identificar o bar que lhe dá a conhecer mais música nova.
Espera-se que a Apple lance a versão final do iOS 18.2 para o público em 9 de dezembro.