É já no próximo dia 19 de setembro que a Apple vai lançar o novo iOS 13. As novidades são muitas e alguma delas foram conhecidas ao longo das várias versões beta. Apesar de ainda não ter sido disponibilizada a versão final, apenas a versão GM, foi já descoberta uma falha de segurança.
Esta falha permite contornar o ecrã de bloqueio do iPhone e ter acesso a todos os contactos. Veja como funciona.
Jose Rodriguez é o investigador que descobriu uma falha grave de segurança no novo sistema operativo móvel da Apple. Aproveitando-se da vulnerabilidade, é possível aceder aos contactos do smartphone mesmo com o ecrã de bloqueio ativo. Esta falha foi revelada a 17 de julho e ainda se mantém na versão GM (a versão quase final do iOS 13).
De relembrar que este investigador já tinha descoberto uma falha semelhante no 12.1. Curiosamente, a técnica de bypass do ecrã de bloqueio do iPhone é idêntica à usada para a versão 12.1.
Como contornar o ecrã de bloqueio do iPhone com iOS 13?
De acordo com o que é apresentado pelo investigador, é necessário que seja realizada uma chamada via Facetime. Depois basta recorrer à assistente digital Siri. É possível obter endereços de e-mail, números de telefone, informações de endereço e muito mais outras informações que constem da lista de contactos. Podem-se inclusive criar também novos contactos. Veja como tudo funciona no seguinte vídeo.
Apesar da facilidade de acesso aos contactos, não é possível aceder a outros conteúdos do equipamento como, por exemplo, fotografias ou vídeos. Não há informações oficiais que a Apple tenha já resolvido tal problema no iOS 13 final, mas é natural que o faça.