O iOS 13 é a próxima grande versão do sistema operativo do iPhone e do iPad. Esta nova versão deverá surgir já em junho, no WWDC, sendo reveladas todas as novidades.
Mas, e enquanto esta data não chega, vão surgindo informações claras sobre o que esperar. A mais importante delas parece ser o Dark Mode para o iPhone e várias melhorias importantes para o iPad.
São muitas as melhorias que se sabem estar a caminho do iOS 13. A Apple tem procurado desenvolvê-las ainda sem as revelar, mas as fugas de informação são inevitáveis. Por isso muita informação veio já público.
O Dark Mode será uma realidade para o iPhone e iPad
As fontes que existem dão como certo que o iOS 13 estreie algo que a Apple já colocou no macOS. Falamos do Dark Mode, que aqui será transversal ao sistema operativo e que poderá ser ativado numa simples opção das Definições.
Esta versão do Dark Mode não ser limitará a apenas algumas áreas e será alargado a toda a interface do iOS. A Apple deverá também ter aqui uma versão de alto contraste, para elevar ainda mais este modo.
No caso do iPad, as apps que fazem uso do Marzipan, e que correm também no macOS, vão poder usufruir deste modo diretamente com a nova interface escura do iOs.
O iPad aproveitará melhor o modo de multi-tarefa
No caso do iPad, a mais importante novidade será mesmo na multi-tarefa. Será desta vez que a Apple terá a possibilidade de usar várias janelas em simultâneo e lado a lado.
Para além disso, cada uma das janelas poderá ter várias instâncias, que vão poder ser colocadas em pilha. Cada uma destas pode depois ser chamada de forma individual e arrastada para qualquer lugar do ecrã do iPad.
Gesto para desfazer, Mail mais inteligente e Safari melhor
No campo das aplicações, a Apple terá também novidades. Uma delas será a presença de um gesto para desfazer as ações feitas no iPhone e no iPad. Até agora a forma encontrada era apenas o agitar do dispositivo.
A Apple quer tornar o seu browser ainda melhor e por isso prepara para o iOS 13 uma versão com várias novidades. Uma delas será o pedido da versão desktop dos sites. Esta situação tem obrigado os utilizadores a fazerem os pedidos manualmente, e isso terminará.
No Email a Apple quer também introduzir melhorias. Este será mais inteligente e conseguirá organizar os e-mails por categorias, de forma automática. Vai também permitir que as mensagens sejam adiadas e que surjam mais tarde para serem tratadas.
Todas estas novidades estão ainda a ser desenvolvidas pela Apple e só vão ver a luz do dia durante a apresentação do iOS 13. Após esse momento, e como é normal, vai entrar em testes públicos, até ser apresentada a versão final.
O iOS 13 promete novamente grandes mudanças no universo da Apple e dos seus sistemas operativos. Espera-se que volte a reinventar muitos dos seus componentes e que o torne ainda mais adaptado aos utilizadores.