Está para breve o anúncio do novo iOS 12. Em boa verdade, a Apple deverá anunciar as novidades, como tem sido habitual, no seu evento WWDC a acontecer no próximo dia 4 de junho.
Foi já veiculado online que a Apple dará um grande salto no iOS 12, permitindo aos programadores o acesso total ao chip NFC dentro dos iPhones, apresentado pela primeira vez com o iPhone 6.
A Apple até hoje não mostrou intenções de usar a tecnologia NFC para ações mais usuais, como a partilha de conteúdos, a sincronização de equipamentos ou acessórios. A empresa colocou a tecnologia NFC no iPhone 6 em 2014 para dar início à utilização da sua tecnologia Apple Pay.
Com o passar dos anos, apareceu o rumor que era possível estender esta tecnologia a outros patamares, mas sempre com o foco na segurança, a empresa de Cupertino nunca abriu esta porta a algo mais abrangente.
iPhone pode ser a chave do seu quarto de hotel
Como as tecnologias de segurança a popularizar alguns setores, como os de hotelaria, faz todo o sentido olhar para as chaves digitais como o presente e futuro.
É nesse sentido que apareceu um relatório a afirmar que a Apple quer que o iPhone seja usado em muitas outras interações NFC além dos pagamentos da Apple Pay, um dos casos falados é, por exemplo, usar o iPhone como chave de porta de hotel ou como um título de transportes para facilitar quem usa os transportes públicos.
Caminho lento à procura de utilidade
É verdade que existe no mercado (já há alguns anos) imensos dispositivos que tiram proveito da tecnologia NFC, mesmo que seja um proveito residual. No caso da Apple, esta começou a trilhar o caminho com o iOS 11, adicionando o framework CoreNFC. Tal estrutura permite que as aplicações usem o chip NFC como um scanner arbitrário de tags RFID. No entanto, é muito limitado.
Além de não oferecer suporte ao acesso de gravação, a principal desvantagem das APIs NFC atuais é que a app deve estar em primeiro plano e deve apresentar uma área específica do sistema para iniciar a verificação.
Isso obviamente limita os casos de uso e a conveniência do recurso. O que o The Information descreve é algo mais sofisticado, em que um proprietário do iPhone simplesmente aproxima o telefone da fechadura da porta para entrar no quarto de hotel.
Sempre foi assim que Apple Pay funcionou. Nunca foi necessária qualquer app especial, o iPhone acorda automaticamente quando estiver perto do terminal, nem necessita de lhe tocar.
A informação diz que a Apple já está a canalizar esses recursos no Apple Park, em parceria com a HID Global, que desenvolveu o sistema de segurança do campus. Os funcionários da Apple já estão a usar os seus iPhones para obter acesso aos prédios da Apple Park.
Alguns hotéis já suportam a simples ativação da porta apenas com a aproximação do iPhone, usando-o como chave, recorrem a protocolos Bluetooth de baixa energia. Isso tende a ser menos seguro do que o NFC devido a problemas como o alcance não intencional.
Aplicações NFC para usar nos transportes
O novo cenário também pode permitir que terceiros se alinhem com o sistema de segurança embutido no iPhone para armazenar informações confidenciais. A adoção de tais recursos aumentaria substancialmente se o chip NFC dos iPhones fosse disponibilizado mais amplamente.
Além do acesso a algum local, as informações revelam outro tipo de cenário. A Apple está interessada em substituir os títulos de transporte pela tecnologia NFC do iPhone. Segundo consta há já conversações com uma empresa que comercializa tecnologia destinada a esse segmento, a Cubic.
No Reino Unido, os clientes com iPhone já podem viajar no metro apenas aproximando o seu telefone dos terminais (como usamos cá o Andante ou o VIVA). O iPhone 7 inclui um chip FeliCa para obter um resultado semelhante para a infraestrutura de trânsito no Japão. Ambas as integrações existentes dependem de camadas finas acima dos protocolos usuais do Apple Pay para funcionar.
Em resumo…
Certamente iremos ver vários anúncios nesta área já no próximo WWDC, onde a Apple anunciará o iOS 12 e as suas outras principais plataformas de software.
Não está claro se a Apple simplesmente adicionará novas APIs ao SDK para qualquer programador usar, ou se os novos recursos NFC serão bloqueados apenas para parceiros selecionados.