Pplware

Introdução ao Xcode

Xcode-iconComo já demos a conhecer aos nossos leitores aqui o básico da linguagem de programação objective-c para se começar a desenvolver nesta linguagem.

Hoje vamos apresentar-vos, o que é necessário saber no xcode para começar a trabalhar, desde trabalhar com o storyboard, vistas, classes e como tirar o melhor partido deste IDE.

Para começar, o xcode só funciona em ambientes OS X. Para se ter as versões mais recentes do xcode é necessario termos o nosso sistema operativo atualizado na versão mais recente.

Para desmitificar alguns boatos correntes, para iniciar-se na programação em objective-c não é necessário pagar-se qualquer valor, é possivel criar-se uma “free account” de developer no site da apple (developer.apple.com).

Com uma conta free é possivel testar a aplicação no simulator que vem junto com o xcode. Para se poder testar a aplicação que desenvolvemos num device, ai sim é necessário termos uma conta de developer, que tem o preço de 80€ por ano. Com a conta paga é possivel enviarmos a nossa aplicação para a app store, temos acesso a versões beta do iOS e do xcode.

O IDE xcode é GRÁTIS e está disponivel na app store para se fazer o download.

Aconselho que o download seja feito pela app store para depois os updates serem feitos automáticamente!

Esta é a primeira janela que nos aparece quando iniciamos o xcode. Do lado direito aparece-nos os projectos mais recentes abertos no xcode. E do lado esquerdo aparecem-nos as opções:

Neste artigo vamos mostrar como criar um projeto novo no xcode.

Iniciamos o projeto novo, carregando onde diz “ Create a new Xcode Project” e vai-nos aparecer a seguinte janela:

É nesta janela que escolhemos o que queremos fazer, ou iniciar um projecto para dispositivos móvel (iPhone/iPad/iPod) escolhendo uma das opções do menu “iOS”. Ou se queremos fazer uma aplicação para o OS X escolhendo assim uma das opções desse mesmo menu.

No menu iOS -> Application, como é visivel na imagem acima, vamos poder iniciar o nosso projeto com 7 templates diferentes.

No menu OS X -> Application, como é visivel na imagem acima, vamos poder iniciar o nosso projeto com 3 templates diferentes.

Como este artigo é para explicarmos o IDE e não de iniciação a programação especifica de iOS ou de OS x, para passar a proxima explicação, vou escolher no menu iOS -> Application e depois “Empty Application”.

A proxima janela que vai aparecer é a que está acima, é nesta janela que vamos dizer qual é o nome do nosso Projeto, o “Organization Name”, o “Company Identifier” este campo é bastante importante para quem tem conta de developer paga pois é neste campo que tem que meter o seu ‘personal’ identifier atribuido pela apple. Os campos a ter em mais atenção são:

Nota: Todos estes campos podem ser alterados mesmo depois se já se ter dado inicio ao projeto, com a exepção do “Use Automatic Reference Counting”.

Depois de preenchermos os campos, fazemos “Next”, na proxima janela vamos escolher a pasta onde queremos guardar o nosso projeto e se queremos ou não criar um repositório GIT nessa pasta, sim o xcode vem integrado logo com GIT 🙂

Depois de escolhermos o local onde vamos querer guardar no nosso projeto o aspeto do xcode será este:

O nome dado ao projeto foi “PPLware_intro_xcode”. Como podemos ver no separador “Summary” temos novamente o “Bundle Indentifier” que foi criado com base no “Company Identifier” definido anteriormente, mais o nome do projeto. Este “Bundle Indentifier” pode ser alterado quando bem entermos.

As opcções mais relevantes neste separador, que deve-se ter mais em conta são:

Não menos importante, é neste separador que diz quais as orientações possiveis para a nossa aplicação, pode-se ver na imagem quais as orientações possiveis. O icon da aplicação, para ecrãns sem retina e com retina. Qual a “Launch Image” para se tivermos o dispositivo na vertical durante o arranque ou na horizontal, tambem temos que definir dois tipos de imagens diferente, para ecrãns com retina e sem retina. Termos que definir imagens para o arranque na horizontal e na vertical, só aparece caso a nossa app seja tambem para iPad, caso seja tambem/ou para iPhone só temos que definir a imagem para uma orientação, a vertical. Mas para o iPhone alem de termos que ter em atenção os icons para ecrans com retina e sem retina, temos tambem que ter uma outra imagem para o ecrãn maior do iPhone 5.

Nota: É de referir que a apple vai começar a bloquear as applicações que são enviadas para revisão, que não tem suporte para o iPhone 5.

Agora vamos especificar-nos na “Toolbar” do xcode. É a partir da toolbar que podemos aceder a várias opções do xcode que o tornam tão bom no que faz. Vamos explicar botão a botão o que faz.

Como referenciado em cima o xcode tem 3 secções (Views), vamos agora explorar essas secções.

1ª Secção

Esta secção tem 7 separadores diferentes, o primeiro separador mostra numa arvore o nosso projeto, as pastas e os ficheiros. O segundo separador, mostra por classes os metodos, as propriedades disponiveis. O terceiro separador, serve para fazermos uma pesquisa por palavras/frases no nosso projeto. O quarto separador, mostra os warning e erros do nosso projeto. O quinto separador, é o “Debug Navigation”. O sexto separador, vai mostrar os breakpoints existentes no nosso projeto. E o sétimo separador, vai mostrar os Logs do nosso projeto.

2ª secção: Esta secção está dividida em duas partes, a parte do lado esquerdo vai mostrar o valor dos objetos num determinado momento do ciclo de vida da aplicação. E a parte do lado direito é a consola de debug da nossa aplicação.

3ª Secção:

Esta secção é onde vai aparecer as propriedades de cada objecto seleccionado no xcode, por exemplo se tivermos com o storyboard aberto e uma View seleccionada, vamos poder editar as propriedades dessa vista nesta secção.


Download: Xcode

Exit mobile version