Como qualquer sistema operativo, o Mac OS X protege a nossa máquina, poupando energia o que resulta claramente em menos desgaste ao longo dos anos de utilização. Além disso, o sistema de optimização de consumos, equilibra a energia em utilização, desligando os componentes assim que a máquina ficar sem acção do utilizador.
Mas e se estivermos a ouvir música ou a fazer um download? Será que a máquina desliga e interrompe o download ou a actividade lúdica para poupar energia?
Obviamente que podemos tratar desse comportamento, até podemos fechar a tampa do nosso MacBook e deixar que este termine o que tem a fazer sem se desligar. Há uns tempos falámos em “injectar” uma dose de Caffeine, e hoje provocamos uma InsomniaX.
Há uns anos, escrevi sobre uma aplicação para Windows que produzia este comportamento, colocar a máquina a dormir para poupar energia. Também se chamava insomnia e tinha como função executar a API SetThreadExecutionState para desligar o modo adormecer enquanto a aplicação estiver ligada.
No Mac OS X o InsomniaX trata de desligar o modo hibernação e permite que o Mac continue em funcionamento mesmo com a tampa fechada. Claro que este comportamento pode afectar o desempenho e mesmo a segurança da estrutura do MacBook pois a ventilação é feita pela área de teclado, se temos a tampa fechada este apenas recorre à parte lateral e dissipação geral para refrigerar. Para isso foi introduzida uma alteração na última versão do InsomniaX, o CPU Safety.
Esta função, caso a máquina atinja os 90º, activa de novo o modo hibernação para o Mac “adormecer” e com isso baixar a temperatura dos componentes.
Além disso, como pode ver no menu da aplicação, existe um “atalho” para que desligue de imediato o ecrã, existem ainda outras opções, por exemplo para evitar que o sistema entre em modo de hibernação quando fecha a tampa, escolha a opção Disable Lid Sleep. Para restaurar a funcionalidade, aceda ao mesmo menu e seleccione Enable Lid Sleep.
Explore um pouco as possibilidades e adapte às suas necessidades. Vale a pena ter, ou pelo menos conhecer, pois ainda por cima é gratuita.