Um utilizador Mac conhece certamente este software, até porque é de uma utilidade ímpar no mundo Mac OS X. Tanto é que depois de ter instalado o Mac OS X Lion a primeira ferramenta que coloquei foi este “dispositivo” de notificações. O Growl é um sistema de activo de informação.
Quando refiro que é um sistema activo de informação, estou a referir-me essencialmente à acção alargada que esta aplicação tem nas várias ferramentas do Mac OS X. Podemos acrescentar as funcionalidades deste programa a aplicações como ao Safari, cliente de mail… entre outras. A lista com algumas aplicações pode ser encontrada aqui.
Além da grande abrangência de aplicações em que o Growl é utilizado, uma das suas grandes vantagens é a personalização das mensagens de alerta. Existem vários temas disponíveis e cada um possui diversas opções de personalização (cores, tamanho, …). Todas estas personalizações podem ser executadas no painel de preferências.
Alguns exemplos:
- Safari quando termina de descarregar um ficheiro (GrowlSafari)
- Quando o cliente de mail recebe uma nova mensagem (GrowlMail or Thunderbird)
- Quando recebe uma mensagem no IM (Adium, ou iChat com Chax)
- iTunes quando começa a reproduzir uma música (GrowlTunes)
- Quando a bateria do portátil está com pouca carga ou quando fica carregada (HardwareGrowler)
Esta nova versão, Growl 1.2.2, levou um incremento significativo, principalmente na correcção de alguns bugs encontrados em idiomas, mas, essencialmente, foram inseridas funções para esta aplicação poder ser usada pelo cliente de mail quando recorre ao serviço MobileMe.
Para ter informações alargadas sobre as alterações e correcções, visite esta página do historial da evolução do Growl.