A Google acaba de lançar o Google Now para iOS através de uma atualização para o Google Search app . A Google afirma que o serviço é exactamente o mesmo que o Google Now disponível para Android, embora certas funcionalidades e características, como o deslizar para cima para iniciar a aplicação, não possa, infelizmente, transitar e ser implementado no ecossistema fechado da Apple.
Isto traduz-me de uma forma muito simples: com este serviço o utilizador pode agora recorrer a informações existentes em todos os serviços da Google. Se for um utilizador de um iPhone e se tiver uma conta do Gmail, usar o Chrome como browser, recorrer ao Calendário da Google… tudo isso de uma forma dispersa , com este serviço pode encontrar e usar tudo de forma combinada, tal como o Siri faz com o ecossistema Apple. A Google de facto trouxe ao iOS o que havia criado de grande valor no Android.
Algumas funções, como por exemplo o Google Now cards, ainda não existem para iOS, mas é uma questão de tempo até que os cartões de embarque, o Fandango, o resumo de actividades, Zillow e afins… apareçam no sistema operativo da Apple.
O Google Now é um serviço que foi desenhado e produzido para Android, e foi introduzido pela Google na versão Jelly Bean, em Junho de 2012. Este serviço puxa as informações de todos os seus serviços do Google, como Search, Gmail, Calendar, Maps, histórico do navegação do Chrome, e tudo o que está ligado à sua conta do Google, para fornecer informação pertinente ao proprietário do smartphone, de uma forma inteligente, como se adivinhasse o que este precisa.
O Google Now compila informações e aprende, sabendo onde trabalha, onde vive, com quem tem um relacionamento, que tipo de actividade exerce, quais as suas preferências sociais, desportivas, como gosta de se vestir, para onde gosta de viajar, o que gosta de comer, com este tipo de informação, o serviço aponta uma resposta combinada à sua questão, ou às várias questões que faz e aprende depois com as pesquisas que faz. Ele sabe das suas reuniões e pode ajudar a que não se atrase, pode mesmo dizer-lhe o caminho mais rápido para chegar a horas ao local marcado.
Com este serviço da Google, pode saber se o seu transporte público está atrasado ou no horário pontual, tudo se os serviços estiverem disponíveis e são cada vez mais os serviços Google usados pelas empresas de todo o mundo. Isso ajuda o google Now a combinar uma informação valiosa para si… e para a Google.
Está de férias? Pergunte ao Google Now os melhores restaurantes para se deliciar num bom marisco. Se precisa de um hotel nas redondezas, questione e será entregue uma lista do que há por perto, com caminho, contactos e informações relativas.
Este é um serviço que vem, de alguma forma, fazer concorrência ao Siri, mas dentro de outro espectro, dentro de outro ecossistema, embora o tipo de informação servida seja diferente. Caminhamos para um estado de graça interessante, onde nós perguntamos e os smartphones respondem, fazem e elaboram… tudo ao som da nossa voz. Simplesmente fantástico!