Pplware

Técnicos da Apple despedem-se se tiverem de desbloquear iPhone

A luta da Apple contra as intenções do FBI e do Departamento de Justiça têm levado a um confronto directo e que deixará marcas no mundo da tecnologia, em especial na justiça norte americana.

A Apple recusa-se a desbloquear o iPhone do atirador de San Bernardino e recebeu agora uma nova onda de apoio, vinda directamente dos seus funcionários. Muitos ponderam deixar a companhia se esta for obrigada a desbloquear este iPhone.

Os programadores e a equipa que trata da segurança do iOS são os mais recentes aliados da Apple na luta contra o FBI e as suas pretensões de quebrar a segurança do iPhone.

De acordo com informações do jornal The New York Times, obtidas em entrevistas a vários técnicos, estão a ser preparadas algumas medidas que podem impedir que a Apple consiga realizar o desbloqueio ao iPhone 5C de Syed Farook, um dos atiradores responsáveis pelo ataque realizado em San Bernardino.

Caso se confirme a ordem judicial, estes técnicos preparam-se para abandonar os seus bem pagos empregos na Apple devido a esta ordem lhes impor uma tarefa que vai contra a sua ética moral.

O porquê desta decisão dos engenheiros da Apple

A decisão destes engenheiros é a opção mais favorável que poderia acontecer à Apple. Caso estes se mantivessem no seu posto de trabalho e se se recusassem a cumprir essa tarefa, então a Apple seria culpabilizada. Ao despedirem-se da empresa, esta fica com a possibilidade de argumentar que não tem forma de conseguir cumprir a ordem imposta e assim deixar o iPhone intocado.

Numa das sessões do processo que está a decorrer, a Apple alegou que necessitaria entre 6 a 10 técnicos durante um mês para conseguir criar o “GovtOS”, que daria acesso aos dados deste iPhone e a outros, no futuro.

Com o secretismo que é lei dentro da empresa, dificilmente os técnicos da empresa conseguiriam passar alguma informação aos seus colegas. A Apple tem assim garantido que não consegue atender ao pedido, por culpa dos seus técnicos que a abandonaram.

O futuro deste caso da Apple contra o FBI

Esta é uma ajuda e um apoio muito importante, principalmente numa altura em que a decisão deste caso poderá surgir em breve. As partes têm estado a apresentar os seus argumentos, preparando-se para a chegada da decisão final do tribunal.

A tomada desta posição por parte dos funcionários da Apple mostra o seu empenho em defender não apenas a empresa mas também os mais básicos princípios de privacidade dos utilizadores.

Independentemente do resultado final deste processo e do desbloquear ou não deste iPhone, este caso irá marcar o futuro das empresas de tecnologia e a forma como estas guardam os dados dos seus clientes.

Exit mobile version