Pplware

“Fraude”, disse ele – Apple desvia verbas para a Irlanda

Como sabemos, a Apple não tem colocado no mercado equipamentos que façam disparar as vendas. Espera-se que, agora em Setembro, com o lançamento do iPhone 7, tudo mude e os lucros da empresa voltem a disparar.

A empresa de Cupertino apresentou, recentemente, os seus dados financeiros e estes mostram que a receita continua a diminuir. Mas sabia que a Apple declara parte dos lucros no exterior dos EUA? O nobel da economia diz tratar-se de uma “fraude”!

Joseph Stiglitz, nobel da economia em 2001 e actual conselheiro de Hillary Clinton, revelou que a legislação fiscal dos EUA tem alguns problemas graves, considerando-a “deficiente”. Segundo Stiglitz, a legislação actual permite à gigante de Cupertino declarar parte dos seus lucros no exterior dos EUA.

Our current tax system encourages companies to keep their money abroad, opens up a vast loophole through what is called the transfer-pricing system that allows them not only to keep their money abroad but, effectively, to escape taxation

Stiglitz considera que esta “fuga aos impostos”, que denominou de “sistema de transferência de preço,  permite que as empresas tenham o dinheiro fora dos EUA.

De acordo com o site Bloomberg, dos 232 mil milhões de dólares, 215 mil milhões de dólares de lucro foram declarados fora dos EUA, segundo os dados relativos ao terceiro trimestre da empresa.

Tal como outras empresas, a Apple aproveita-se do facto do sistema fiscal dos EUA permitir a declaração de rendimentos tributáveis no exterior, em concreto na Irlanda. Assim, a empresa de Cupertino pode “usufruir” de taxas (algo semelhante ao IRC) mais favoráveis. Neste caso 12,4% em vez dos 35% dos EUA.

Exit mobile version