Há computadores que marcam eras, gerações e até a vida de empresas, mesmo das maiores. A Apple tem um desses computadores, o Mac!
Este computador icónico comemora hoje, dia 24 de Janeiro, o seu trigésimo quinto aniversário!
Foi neste dia, há 35 anos, em 1984, que Steve Jobs, na altura com 27 anos, apresentava ao mundo o primeiro Mac, a sua visão para o computador pessoal, fruto da sua inovação e do seu génio.
Desde esse dia várias foram as transformações que o Mac sofreu, tornando-se o símbolo que é hoje, sempre acompanhando as inovações tecnológicas e muitas vezes ditando o que a industria acabaria por seguir e tomar como padrão.
Foram 35 anos de crescimento e de surgimento de muitas versões do Mac, sempre centrado não apenas na utilidade mas numa beleza associada à forma.
A sua ideia base era a disponibilização de um computador pessoal, de preço acessível e que pudesse ser comprado por todos, democratizando o acesso a este novo tipo de computador e de filosofia.
Na verdade o Mac, que era para ser vendido por 1000 dólares e 64kbs de RAM, acabou por sair por mais caro, 2500 dólares, e com 128kbs de RAM. Associado ao Mac veio a interface gráfica e todas as novidades que a Apple foi apresentando.
Hoje, 35 anos depois do seu lançamento, já pouco vemos do Mac original nos equipamentos disponibilizados pela Apple. Mas, a sua filosofia e as suas ideias base estão presentes e sempre vivas.
35 years ago, Macintosh said hello. It changed the way we think about computers and went on to change the world. We love the Mac, and today we’re proud that more people than ever are using it to follow their passions and create the future. pic.twitter.com/oUQDJN3jRU
— Tim Cook (@tim_cook) January 24, 2019
Não se limita a ser uma simples ferramenta de trabalho. É toda uma filosofia e uma forma de ser e estar que nos envolve. As mesmas linhas de simplicidade e usabilidade continuam presentes e sempre úteis.
São trinta e cinco anos de crescimento e de melhorias, para se tornar um objecto de culto para muitos e de desejo para muitos mais.