Pplware

Fing – Scanner de redes para o seu dispositivo móvel

Os dispositivos móveis que usamos no nosso dia-a-dia têm capacidades que muitas vezes não aproveitamos como devíamos. Podem ser excelentes ferramentas de trabalho, não se limitando à criação ou consulta de documentos.

Todos os que fazem a gestão de redes IP podem aproveitar os seus smartphones ou os seus tablets para analisarem os clientes que estão ligados a essas redes e assim saberem um pouco mais sobre estes. O Fing é uma ferramenta que vos permite essa capacidade.

Todos os que com regularidade têm de lidar com redes de dados, quer sejam empresariais ou domésticas, sentem a necessidade de saber quem está ligado e obter algumas informações adicionais.

Saber que serviços esses clientes disponibilizam e quais os IP’s e endereços Mac pode ser uma tarefa complicada se não nos munirmos das ferramentas correctas. É nesta altura que todos os que têm dispositivos com iOS ou Android, quer sejam telefones ou tablets, podem usar o Fing.

Esta ferramenta consegue pesquisar a rede sem fios onde está ligada e verificar quais os clientes ligados e que serviços estão a disponibilizar. Para além dessa informação é ainda possível ter acesso ao nome do fabricante do equipamento ou o seu nome na rede.

A interface do Fing é de utilização simples, permitindo que de forma rápida tenham acesso a todos os clientes ligados na rede. Basta que indiquem ao Fing para analisar a rede e ele depressa vos apresenta a informação recolhida, já processada e resumida, para cada cliente.

Ao clicarem num cliente específico podem ter acesso a informação mais detalhada sobre este e podem também alterar o ícone associado e adicionar informação adicional sobre este.

A informação apresentada abrange o endereço IP associado, o endereço Mac, o nome do fabricante, o nome com que o dispositivo se apresenta na rede, o estado deste e a data em que primeiro foi detectado.

Da mesma forma que podem ver essa informação para os clientes, também é possível ver e adicionar informação para as redes que foram sondadas. A informação é naturalmente diferente e abrange a rede que está a ser servida, o endereço Mac do AP e a sua localização.

O Fing permite que guardem as vossas redes favoritas e que acedam à sua informação sempre que necessitem.

As definições do Fing permitem alterar um conjunto de parâmetros que vão alterar o comportamento deste. Podem definir se pretendem que o Fing faça a resolução e nomes, o tamanho das redes a serem pesquisadas ou se pretendem que os endereços IP sejam mascarados.

Se pretenderem podem editar os serviços que o Fing usa para verificar os clientes. Podem também alterar a ordem de apresentação dos clientes e a forma como estes são identificados na ferramenta.

A pesquisa de serviços do Fing permite saber, para cada cliente, quais os que estão disponíveis e acessíveis. Se pretenderem podem também aceder-lhes directamente.

Podem também usar o Fing para acordar máquinas que tenham a capacidade de Wake-On-Lan ou fazer ping, traceroute ou tradução de endereços IP em nome ou o inverso. Notem que estas últimas funcionalidades não estão disponíveis para iOS.

Para além de estar disponível para estes dois sistemas operativos móveis, o Fing está também disponível para Windows, Mac e Linux, mas apenas numa aplicação de linha de comando.

Usem o Fing para verificarem quem está ligado nas redes sem fios que gerem e para saberem um pouco mais sobre esses clientes.

O facto de estar disponível para iOS e Android permite que usemos os nossos dispositivos móveis para essa função tão importante.

iPhone / iPod /iPad Android


Homepage: Fing

Exit mobile version