As lojas de aplicações, como a App Store da Apple, são o local que os programadores usam para publicar as suas apps e para as disponibilizar aos utilizadores. Com regras bem específicas, obrigam a que sejam cumpridas as diretivas impostas.
Uma novidade parece estar a chegar à loja de apps da Apple. Finalmente, vai ser possível aos utilizadores do iOS testar aplicações antes destas serem compradas.
Foi durante a WWDC18 que a Apple anunciou algumas mudanças de peso nas regras de utilização da App Store. A mais significativa para os utilizadores está na possibilidade de as apps poderem ser testadas antes de serem compradas.
As aplicações que não são de assinatura podem oferecer um período de teste gratuito com base no tempo antes de apresentar um desbloqueio completo.
Esta é a mudança que a Apple colocou nas suas guidelines da App Store e que abre a porta a novas possibilidades. Claro que dependerá dos programadores abrir a porta aos teste nas suas apps.
Foi ainda aplicada outra alteração que vem resolver o problema de apps como o Steam Link da Valve. A app tinha sido rejeitada por oferecer acesso a uma loja de aplicações própria, sem pagar à Apple os 30% que a empresa exige nestas situações.
As aplicações que operam em várias plataformas podem permitir que os utilizadores acedam a conteúdo, assinaturas ou recursos adquiridos noutros locais, incluindo itens em jogos multiplataforma, desde que esses itens também estejam disponíveis como compras in-app dentro da aplicação.
A partir de agora este problema fica resolvido e estes serviços podem estar presentes na loja de apps Apple.
Outras pequenas novidades chegaram também e passaram a estar descritas nas regras da App Store. Falamos da proibição das apps de minerar criptomoedas, a não ser que o processo aconteça fora do dispositivo, e da obrigatoriedade de descrever, de forma clara, quais as novidades de cada atualização.
Há ainda a proibição das apps pedirem ao utilizador para reiniciar o dispositivo ou alterar qualquer função que não esteja relacionada ao seu funcionamento, como desativar o Wi-Fi ou recursos de segurança.
Estas medidas estão já publicadas nas regras de publicação de apps na App Store da Apple e devem entrar em vigor nos próximos dias. São mudanças importantes e que trazem funcionalidades que há muito eram pedidas pelos utilizadores.