O iPad é um produto que certamente dispensará quaisquer apresentações. Conforme se lembram, este produto foi considerado por muitos como tendo causado uma verdadeira revolução no universo dos tablets. Na verdade, tornou-se no único modelo do género a conseguir manter, ano após ano, vendas na ordem dos milhões (no último trimestre de 2019, a Apple terá distribuído 15.9 milhões de unidades para venda a nível mundial). A última evolução traz novidades de hardware, mas traz igualmente um acessório importante.
As alterações no sistema operativo e no hardware aproximam o iPad de um Mac em muitas ações. Agora, com este novo acessório, lançado ontem, temos mais computador num tablet.
Novo teclado que incorpora um trackpad multitoque
Logo de início, o que saltará mais à vista será a presença de um trackpad, permitindo desde logo a utilização de gestos Multi-Touch e de um cursor no iPadOS. No entanto, este foi sempre um elemento que a Apple optou por não colocar nas capas-teclado dos seus iPads, pelo motivo de os mesmos terem um ecrã táctil.
Apesar de ser uma verdade, o rumo da evolução tem obrigado a Apple a ir contra certos “dogmas” estabelecidos no passado. Hoje, além das combinações possíveis através do ecrã, além da utilização do Apple Pencil, a empresa de Cupertino abriu o sistema à utilização do rato e ao trackpad.
Torna-se assim mais fácil proceder às ações mais habituais em programas de edição de imagem e texto, por exemplo, como copiar, colar, entre outros. Assim, o iPad Pro adquire agora uma importante característica que o distanciava um pouco da sua concorrência direta, nomeadamente na linha Surface, da Microsoft.
Novos ângulos de visão
Esta nova capa permite também fixar o iPad de forma magnética, sendo agora possível ajustar com maior precisão o ângulo do iPad. Assim, a nova arquitetura permite desde logo um maior conforto na utilização prolongada do equipamento.
Um outro pormenor interessante será o facto de o teclado ter uma porta de alimentação exclusiva, no caso, USB-C. Esta funcionalidade permitirá que a porta do iPad fique livre para quaisquer outras necessidades de ligação de acessórios.
Preços do teclado
O novo Magic Keyboard foi lançado também em Portugal e encontra-se disponível por 339 euros, para a versão de 11 polegadas e por 399 euros para a versão de 12.9 polegadas. Claramente este teclado é um produto orientado para uma vertente profissional, em que o fluxo de trabalho requeira uma maior simplicidade nos passos necessários para edição.
Por Sérgio Gonçalves para o Pplware.