Há quem considere que para Mac não existe assim muito software gratuito. É verdade que a esse nível o Windows leva clara vantagem, mas há boas ferramentas para Mac sem que o utilizador tenha de pagar um tostão.
Hoje deixamos aqui algumas sugestões para ferramentas gratuitas e muito boas para o seu Mac.
#1 – Kodi
O Kodi é um dos mais versáteis players multimédia da atualidade. Com ele, o utilizador pode reproduzir praticamente todos os conteúdos. Além disso, o Kodi pode ser instalado em praticamente todos os sistemas operativos.
#2 – Keka
São várias as ferramentas para compactar e descompactar ficheiros no macOS. A ferramenta Keka é uma das mais populars e também uma das que garante suporte para uma variedade grande de escolha de formatos.
Esta aplicação permite compactar ficheiros nos formatos: 7z, Zip, Tar, Gzip, Bzip2. O Keka permite também descompactar ficheiros nos formatos: RAR, 7z, LZMA, Zip, Tar, Gzip, Bzip2, ISO, EXE, CAB, PAX, ACE (PPC).
#3 – jDownloader
O JDownloader, além de ser um dos mais populares gestores de downloads, tem também excelentes funcionalidades. Este gestor é open-source e oferece um conjunto vasto de funcionalidades, como, por exemplo, permite pausar downloads, definir largura de banda a usar, etc.
#4 – Krita
Krita é uma aplicação gratuita para artistas ilustradores. Para quem nasceu com o dom de desenhar, ilustrar, transferir para o papel (ou ecrã) o que os seus olhos conseguem ver, esta aplicação é extraordinária. Nenhum detalhe vai faltar.
É uma aplicação de pormenor que oferece as ferramentas ideias para transformar cada detalhe num conjunto completo a que chamamos imagem. Cada pixel conta, cada pixel é valioso.
#5 – Lightworks
O Lightworks é um software de edição de vídeo de nível profissional, mas de fácil utilização. Esta ferramenta está disponível numa versão gratuita, mas também numa versão paga. É multiplataforma, tendo suporte para Windows, Mac e Linux.
Esperamos que tenham gostado das nossas sugestões. Temos agora um desafio para os nossos leitores. Indiquem-nos ferramentas que usam no macOS e que sejam gratuitos. Com base nessa informação iremos definir a parte 2 desta rubrica.