Pplware

Farto do Spotify? Então use o iTunes Radio

O iTunes Radio é um serviço de rádio Internet criado pela Apple. Este produto foi anunciado no evento Worldwide Developers Conference (WWDC) a 10 de junho de 2013 e lançado ao público a 18 de Setembro do mesmo ano. embora tenha uma qualidade fantástica, a Apple ainda só o disponibilizou nos Estados Unidos e na Austrálias.

Está farto do Spotify? Então veja como pode activar no seu tines, gratuitamente, o iTunes Radio.

A qualidade do serviço de música por streaming da Apple é excelente. A variedade permite que tenha muitos estilos de música, fazer a sua própria selecção e incluir no mesmo player as suas próprias músicas.

O truque aqui é mesmo podermos usufruir deste serviço gratuito, nem ue para isso tenhamos de abrir uma conta na App Store dos Estados Unidos. Para conseguirmos ter o iTunes Radio no nosso computador e ter sempre connosco no iPhone e iPad, fazemos o seguinte:

 

Primeiro passo:

Abrir aqui uma conta na App Storedos Estados Unidos, sem cartão!

 

Segundo passo:

Já com o registo feito, abrir o iTunes e iniciar sessão na loja norte americana. Para isso vamos à barra de menus do OS X e na janela Loja fazemos Iniciar sessão.

 

Terceiro passo:

Dentro agora do iTunes vamos ao ícone Música, que se encontra no canto superior esquerdo e procuramos a opção Rádio.

 

Quarto passo:

 

Utilize o iTunes Radio no computador, no iPhone, no iPad, no iPod touch ou no Apple TV, veja como configurar e usar.

Quinto passo:

O iTunes Radio é um serviço gratuito que lhe permite reproduzir centenas de estações escolhidas por DJ ou de determinados géneros, diretamente para o seu dispositivo ou computador.

  • iOS 7 ou posterior no seu iPhone, iPad ou iPod touch
  • OS X Lion v10.7 ou posterior e iTunes 11.1 ou posterior no seu Mac
  • Apple TV (2.ª geração ou posterior) com o software 6.0 ou posterior do Apple TV instalado
  • Um ID Apple

Veja o que há de novo no iTunes Radio para o iOS 8:

Utilize o iTunes Radio no iOS 7 ou posterior

Para começar a utilizar o iTunes Radio, abra a app Leitor de música no seu dispositivo com iOS 7, toque no separador Rádio e, em seguida, toque em Começar a ouvir.

Acerca das estações em destaque

As estações de rádio em destaque são escolhidas por DJ e aparecem no topo do ecrã do iTunes Radio. Estas estações são atualizadas periodicamente. Pode adicionar uma estação em destaque às Estações, tocando no botão Informação  e tocando depois no botão Mais  à direita de “Adicionar às minhas estações”. Poderão existir algumas estações escolhidas por DJ que não conseguirá alterar. Não pode gostar de ou reproduzir mais faixas semelhantes enquanto está a ouvir algumas estações escolhidas por DJ.

Pode, no entanto, criar novas estações com base na faixa ou no intérprete de uma estação em destaque. Pode também adicionar faixas à sua Lista de desejos do iTunes do menu Estrela.

Criar e alterar estações

Pode criar novas estações com base num intérprete, faixa, género ou subgénero. Para criar uma nova estação, toque no botão Mais  por baixo de As minhas estações. Quando tal lhe for pedido, introduza um nome de intérprete, um nome de uma faixa, um género ou selecione um género da lista. Antes de criar estações por género, o iTunes Radio irá reproduzir uma amostra dessa estação.

Quando tiver escolhido um género, toque no botão Mais  à direita do nome do género para criar a sua estação.

 

Editar as suas estações

Pode personalizar ou editar as suas estações enquanto ouve o iTunes Radio. Utilize o menu Estrela ✭ para reproduzir mais músicas semelhantes ou para nunca reproduzir músicas semelhantes durante a reprodução. Toque no botão Informação  para afinar ainda mais a sua estação.

Para editar a sua estação:

  1. Toque em Editar à esquerda de Estações.
  2. No painel resultante, toque na estação desejada.
  3. Toque no botão Mais  para reproduzir faixas semelhantes pelo nome do intérprete ou da faixa na sua estação. Também pode escolher nunca reproduzir faixas pelo nome do intérprete ou da faixa.
  4. Clique no nome da estação de rádio para personalizar o nome da sua estação.
Partilhar as suas estações

Pode partilhar as suas estações através do botão Informação  no ecrã A reproduzir ou selecionando a estação no ecrã Editar estações. Pode partilhar estações através das Mensagens, do Mail, do Twitter ou do Facebook:

  1. Toque no botão Informação  no topo do ecrã em qualquer uma das suas estações.
  2. Toque no botão Partilhar estação no fundo do ecrã.
  3. Selecione o método que gostaria de utilizar para partilhar a sua estação.

Se é o destinatário de uma estação partilhada, não pode alterar nem personalizar essa estação.

Reordenar e eliminar estações personalizadas

Para reorganizar estações do iTunes Radio, toque no botão Editar à esquerda de Estações. No ecrã de edição, toque no botão Editar, no canto superior esquerdo e, em seguida, mantenha premido o controlo à direita de cada estação para arrastar a estação para cima ou para baixo.

Para eliminar uma estação de rádio personalizada, toque no botão Editar à esquerda de Estações. De seguida, passe o dedo para a esquerda na estação desejada e toque em Apagar.

Saltar faixas

Pode saltar até seis faixas por hora em cada estação, no iTunes Radio. Quando chegar ao limite de saltos, o controlo Avançar ficará esbatido durante os próximos 60 minutos.

Novo no iOS 8: quando salta uma música no ecrã bloqueado, verá os saltos que restam junto do botão Avançar. Este número irá desaparecer após um segundo.

Permitir conteúdo explícito

O iTunes Radio está predefinido para reproduzir faixas que não estão marcadas como explícitas. Para permitir as faixas com conteúdo explícito, toque no botão Informação  no topo do ecrã de qualquer estação. Toque para ativar a opção Permitir conteúdo explícito. Ativar as faixas com conteúdo explícito irá ativar essas faixas para todas as estações de rádio no dispositivo em questão. Esta definição não é sincronizável com outros dispositivos.

Comprar as faixas que ouve no iTunes Radio

Para comprar uma faixa que está a ouvir no iTunes Radio, toque no preço da faixa, no lado direito do título da faixa, no ecrã A reproduzir. Mesmo que a faixa já não esteja a tocar, pode comprar faixas já reproduzidas, acedendo ao seu Histórico do Rádio. Toque em Histórico no ecrã principal do iTunes Radio, no canto superior esquerdo.

 

Novo no iOS 8: pode comprar faixas diretamente do ecrã bloqueado. Quando está a reproduzir o iTunes Radio, irá ver um botão Comprar no canto superior direito do ecrã bloqueado. Se quiser comprar a faixa que está a reproduzir, toque em Comprar para ver o preço da música e, depois, toque novamente em Comprar para iniciar sessão ou utilizar o Touch ID. A música irá começar a descarregar e verá um indicador de progresso no local do botão Comprar no ecrã bloqueado. 

Alterne de um dispositivo para outro com a reprodução fácil

Novo no iOS 8: a reprodução fácil permite que retome a reprodução do iTunes Radio a partir de onde parou em qualquer dispositivo suportado. Se estiver a ouvir uma estação que reproduz faixas por ordem (como uma estação Top mais), terá a opção de retomar a partir de onde parou ou recomeçar. Pode utilizar a reprodução fácil nos dispositivos seguintes

  • iPhone, iPad ou iPod touch com iOS 8 ou posterior
  • Apple TV com o software 7.0 ou posterior

Quando utiliza a reprodução fácil, necessita de retomar a reprodução num novo dispositivo dentro de duas horas, antes de a sua sessão expirar. Se não retomar a reprodução dentro de duas horas, inicie o iTunes Radio novamente.

 

Utilizar o iTunes Radio no iTunes 11.1 ou posterior

Para começar a utilizar o iTunes Radio a partir da biblioteca do iTunes, selecione Rádio da barra de navegação superior.

Acerca das estações em destaque

As estações de rádio em destaque são escolhidas por DJ e aparecem no topo do ecrã do iTunes. Estas estações são atualizadas periodicamente. Pode adicionar uma estação em destaque às Estações, arrastando o item para as Estações ou clicando no botão Mais  e introduzindo o nome da estação. Poderão existir algumas estações escolhidas por DJ que não conseguirá alterar.

Não pode gostar de ou reproduzir mais faixas semelhantes enquanto está a ouvir uma estação escolhida por DJ. Pode, no entanto, criar uma nova estação com base na faixa ou no intérprete de uma estação em destaque. Pode também adicionar faixas à sua Lista de desejos do iTunes do menu Estrela ✭.

Criar e alterar estações

Pode criar uma estação com base num intérprete, faixa, género ou subgénero. Para criar uma estação personalizada, clique no botão Mais  localizado por baixo da secção Estações em destaque, no centro da janela do iTunes. Quando tal lhe for pedido, introduza o nome de um intérprete ou de uma faixa ou selecione um género da lista apresentada.

Antes de criar estações por género, o iTunes Radio irá reproduzir uma amostra dessa estação. Depois de adicionar estações pela primeira vez, o botão Mais será movido para a direita das Estações.

 

Editar as suas estações

Pode personalizar as suas estações enquanto ouve o iTunes Radio num LCD do iTunes. Mantenha o cursor por cima do LCD do iTunes e, em seguida, clique na cenoura do lado direito do nome da faixa.

A partir do menu, pode reproduzir músicas semelhantes ou nunca mais reproduzir esta música.

Pode personalizar ainda mais a sua estação, clicando na estação que deseja editar. Clique no botão Mais para reproduzir faixas semelhantes por intérprete ou nome da faixa na sua estação. Também pode escolher nunca reproduzir faixas por intérprete ou nome da faixa.

Pode personalizar o nome da sua estação de rádio, clicando no nome da estação.

Partilhar as suas estações

Pode partilhar estações através das Mensagens, do Mail, do Twitter ou do Facebook:

  1. Mantenha o cursor por cima do LCD do iTunes.
  2. Clique na cenoura junto ao nome da faixa.
  3. Selecione Partilhar estação. Se é o destinatário de uma estação partilhada, não pode alterar nem personalizar essa estação.

Pode também partilhar estações clicando na seta apresentada na página individual da estação.

Reordenar e eliminar estações

Para eliminar uma estação, clique na estação que deseja apagar e, em seguida, prima apagar no seu teclado. Pode também apagar várias estações arrastando o seu ponteiro através de várias estações. Quando tiver selecionado as estações que deseja apagar, prima apagar no seu teclado.

Saltar faixas

Pode saltar até seis faixas por hora em cada estação, no iTunes Radio. Quando chegar ao limite de saltos, o controlo Avançar ficará esbatido durante os próximos 60 minutos. Irá aparecer um aviso por baixo do controlo Avançar quando só tiver 2 saltos disponíveis.

Permitir conteúdo explícito

O iTunes Radio está predefinido para reproduzir faixas que não estão marcadas como explícitas. Para permitir as faixas com conteúdo explícito, ative a opção Permitir conteúdo explícito, apresentada por baixo das estações de rádio em destaque. Ativar as faixas com conteúdo explícito irá ativar essas faixas para todas as estações de rádio no computador em questão. Esta definição não é sincronizável com outros dispositivos.

Comprar as faixas que ouve no iTunes Radio

Para comprar uma faixa que está a ouvir no iTunes Radio, toque no preço da faixa, no lado direito do título da faixa.

Mesmo que a faixa já não esteja a tocar, pode comprar faixas já reproduzidas, acedendo ao seu Histórico do Rádio.

Na iTunes Store, pode visualizar o seu Histórico do Rádio no menu Histórico de excertos.

 

 

Utilizar o iTunes Radio na Apple TV (2.ª geração ou posterior)

Para iniciar o iTunes Radio, selecione iTunes Radio no menu do Apple TV.

 

Acerca das estações em destaque

As estações de rádio em destaque são escolhidas por DJ e aparecem no topo do ecrã do iTunes Radio. Estas estações são atualizadas periodicamente. Pode adicionar uma estação em destaque às Estações premindo Para baixo no comando do seu Apple TV para ver o menu contextual e selecionando Adicionar [nome da estação] às Estações.

Criar e alterar estações

Pode criar novas estações com base num intérprete, faixa, género ou subgénero:

  1. Prima o botão Para cima no comando do seu Apple TV enquanto estiver no iTunes Radio.
  2. Selecione Adicionar estação.
  3. No ecrã resultante pode introduzir o nome de um artista, faixa ou género selecionando Criar uma estação.

Em alternativa, pode selecionar um género de uma lista pré-preenchida de géneros. Quando seleciona de uma lista de géneros, pode pré-visualizar cada género selecionando o nome do género e premindo o botão Selecionar no comando do seu Apple TV. Para adicionar ou criar uma estação baseada num género, selecione o botão Mais  à direita do nome do género.

 

Editar as suas estações

Para editar ou personalizar a sua estação:

  1. Aceda ao iTunes Radio.
  2. Selecione Editar estações premindo o botão Para cima no comando do seu Apple TV.
  3. Navegue até à estação desejada e prima o botão Selecionar no comando do seu Apple TV.
  4. Selecione “Reproduzir mais como esta” para que a sua estação reproduza faixas semelhantes por nome do intérprete, da faixa ou do género. Também pode escolher “Nunca reproduzir” para nunca reproduzir faixas por nome do intérprete, da faixa ou do género.
  5. Selecione o nome da estação de rádio premindo o botão Selecionar no comando do seu Apple TV para personalizar o nome da mesma.
Partilhar as suas estações

Não é possível partilhar as suas estações no Apple TV. No entanto, pode visualizar o número de seguidores de uma estação.

Reordenar e eliminar estações

Para reordenar as suas estações, realce a estação que gostaria de mover e mantenha premido o botão Selecionar no comando do seu Apple TV até que o ícone da estação se comece a mover. Utilize os botões direcionais do comando do Apple TV para reordenar as suas estações.

Para eliminar uma estação:

  1. Selecione Editar estações premindo o botão Para cima no comando do seu Apple TV enquanto se encontra no iTunes Radio.
  2. No ecrã resultante, aceda à estação desejada.
  3. Selecione o botão apagar à direita do nome da estação premindo o botão Selecionar no comando do seu Apple TV.
Saltar faixas

Pode saltar até seis faixas por hora em cada estação, no iTunes Radio. Quando chegar ao limite de saltos, o controlo Avançar ficará esbatido durante os próximos 60 minutos.

Permitir conteúdo explícito

O iTunes Radio está predefinido para reproduzir faixas não explícitas. Para ativar as faixas com conteúdo explícito, prima o botão Para cima no comando do seu Apple TV enquanto se encontra no iTunes Radio e selecione Editar estações. No ecrã resultante, selecione Música explícita premindo o botão Selecionar no comando do seu Apple TV.

Comprar as faixas que ouve no iTunes Radio

Para comprar uma faixa que está a ouvir no iTunes Radio, toque no botão Para baixo no comando do seu Apple TV enquanto se encontra no iTunes Radio e clique em Comprar. Mesmo que a faixa já não esteja a tocar, pode comprar faixas já reproduzidas, acedendo ao seu Histórico do Rádio. Para ver o seu histórico do iTunes Radio, prima Para cima no comando do seu Apple TV enquanto se encontra no iTunes Radio e selecione Histórico.

 

Agora use e abuse do que lhe é fornecido, escolha os Tops, adicione à sua lista rádios que tocam as músicas que gosta e tenha ainda as suas músicas na mesma app.

Não, em termos de funcionalidades, o Apple Radio pode ter menos, mas não deixa de ser um serviço que preenche o que mais lhe interessa neste tipo de produtos: ouvir boa música em qualquer lugar.

Ainda acha que vale a pena ter o Spotify?

Exit mobile version