Os novos iPhones chegaram em força e são já um caso de sucesso de vendas, mostrando que a Apple voltou a acertar em cheio na sua fórmula de sucesso.
No entanto, e para lá destes números, têm surgido alguns problemas com estes novos equipamentos. O mais recente está associado a um bug do iOS 9 e que afecta os sensores de movimento do iPhone 6s.
Este problema está a afectar apenas os novos iPhones 6S e foi descoberto por todos os que tentam usar aplicações que utilizam os sensores do novo co-processador de movimento M9.
Este passou a estar agora incluído no SoC do processador A9 da Apple e serve de interface entre o sistema operativo e os diferentes sensores que equipam o iPhone 6S.
O problema traduz-se na impossibilidade de usar aplicações que fazem uso dos dados dos vários sensores de movimento, nomeadamente o giroscópio InvenSense de seis eixos e o acelerómetro Bosch Sensortec de três eixos.
Sempre que estas tentam ser utilizadas os sensores não conseguem transpor os dados e as aplicações ficam com comportamentos estranhos, impossibilitando a sua utilização.
O problema está, para já, contido aos novos modelos do iPhone e parecem afectar apenas aplicações de terceiros que tentam usar estes sensores.
Qualquer uma das aplicações da Apple que fazem uso destes sensores, como os Mapas, não apresentam estes problemas e também os modelos mais antigos do iPhone não parecem estar afectados pelo problema.
O problema foi descoberto inicialmente na aplicação Sky Guide, que faz uso destes sensores para apresentar no ecrã do iPhone um mapa das estrelas que se ajusta conforme o movimento do utilizador.
A equipa que desenvolve esta aplicação aponta o problema para uma implementação com falhas da API do iOS 9 que recolhe a informação do co-processador M9.
Esta equipa está também a tentar encontrar uma solução para este problema, devolvendo a possibilidade de usar o Sky Guide nos novos iPhones.
Mas não é apenas esta aplicação que está a ter este problema. Diversos programadores, responsáveis por outras aplicações similares e que fazem uso dos sensores de movimento do iPhone, estão a queixar-se do mesmo.
Do que foi possível apurar, este não é um problema exclusivo do iOS 9 e mesmo a mais recente versão, a 9.01, está a apresentar o mesmo comportamento.
Não é também a primeira vez que este problema surge nos iPhones. Já em 2013, aquando do lançamento do iPhone 5s, surgiu uma situação similar que, na altura, foi atribuída à falta de calibração do novo acelerómetro da Bosch que passou a ser usado.
Até ao momento, e como é normal nestas situações, a Apple ainda não emitiu qualquer comentário ou informação adicional sobre o problema.
Espera-se para muito breve novidades, que devem surgir na forma de uma actualização para o iOS e que devem corrigir o problema.