Pplware

Apple: Factos curiosos sobre o novo campus, o ” Apple Park”

Ao propor um novo Campus da Apple à Câmara Municipal de Cupertino em 2011, Steve Jobs tinha um claro objectivo em mente: tentar criar o melhor edifício de escritórios no mundo. Volvidos pouco mais de quatro anos, a construção do mesmo está a crescer a bom ritmo bem perto de se tornar uma realidade.

Mas enquanto o edifício principal, estilo nave espacial (Apple Park), não fica concluído deixamos alguns detalhes que podem interessar não só pela grandiosidade mas também pela sua excentricidade.

O último projecto da vida de Steve Jobs

Foi no Verão de 2009 que o Arquitecto Norman Foster recebeu a visita de Steve Jobs para começar a desenhar aquele que é considerado um dos maiores investimentos da Apple, até ao dia de hoje. Desde o primeiro dia que Jobs quase que exigiu para ser incluído em todo o processo, não como um mero cliente mas como alguém que fazia parte da equipa de preparação e design.

 

Inspiração veio de uma praça de Londres

O edifício em si foi inspirado, parcialmente, numa praça de Londres onde as casas rodeiam o parque, e o parque principal no Campus é inspirado na Universidade de Stanford. O edifício em forma de anel não era a ideia inicial e muito menos a sua localização, contudo, segundo Norman Foster, “… a ideia de um edifício com um estilo de grande parque foi realmente nascida fora de um processo muito intenso, com muitos modelos e muitas apresentações”.

 

Edifício preparado para receber cerca de 13 mil funcionários

Assim, o edifício estilo anel ou nave espacial vai estar preparado para receber os seus cerca de 13.000 funcionários. A estrutura principal tem 260.000 metros quadrados de espaço de chão e com um perímetro de cerca de 1 milha (1,609 KM).

Ao nível externo o edifício é rodeado de vidro tendo sido projectado para encorajar a colaboração com muitas áreas abertas (open spaces) para que os funcionários se encontrem rapidamente com o objectivo de facilitar a comunicação.

No total, existirão cerca de 7.700 metros quadrados de espaço dedicado a reuniões e espaços de lazer ou distracção, de acordo com a descrição do projecto.

 

Tem o maior vidro curvo do mundo

Tal como mencionado atrás, as paredes serão compostas pelas maiores peças de vidro curvo do mundo.

O vidro curvo abrange por completo ambos os lados do edifício de forma que os funcionários possam olhar para o jardim interior ou para a paisagem de frente para o exterior do edifício. Mais de 3.000 folhas do vidro curvo irão envolver em torno do edifício.

 

Terá um auditório subterrâneo que pode acomodar 1.000 pessoas.

Ao nível subterrâneo será criado um auditório corporativo com capacidade para acomodar 1.000 pessoas e com cerca de 11.100 metros quadrados de espaço.

Este auditório vai permitir à marca da maçã hospedar e promover mais dos seus próprios eventos no Campus: lançamentos de produtos e eventos especiais apresentados directamente em Cupertino. Este auditório também contará com uma instalação de lobby e zona para catering.

 

Uma vez terminado, o campus terá 80% de espaço verde

Uma das zonas mais privilegiadas neste projecto é o parque verde. Uma vez terminado, 80% do espaço será espaço verde e muitas das plantas que foram seleccionados podem adaptar-se às mudanças climáticas uma vez que foi efectuada uma selecção de plantas nativas tolerantes à seca para minimizar a quantidade de água que é consumida para irrigar essas plantas.

 

Terá árvores de fruto para consumo nos cafés

Vão ser plantadas cerca de 7.000 árvores no campus. A Apple vai transplantar árvores fortes no local e usar espécies mais resistentes, como o carvalho, que estão bem adaptadas ao clima seco. Para além das árvores de carvalho, haverá também um elevado número de árvores frutíferas em todo o campus, incluindo macieiras e damasqueiros.

 

Será totalmente 100% de energia renovável

Quanto à energia o edifício será autónomo, isto é, funcionará a 100% a partir de energias renováveis, incluindo energia solar e biocombustíveis. Para o efeito vão existir cerca de 65.000 metros quadrados (700.000 pés quadrados) de painéis solares no campus, bem como uma planta central de baixa emissão de carbono no local. Durante os períodos de pico de consumo a energia será complementada através da compra de energia renovável a partir da rede da cidade.

 

Edifício principal terá ventilação natural 75% do ano

Ao nível da ventilação tudo foi pensado para que um sistema natural permita que o edifício principal funcione sem ar condicionado ou aquecimento durante 75% do ano. Face ao clima californiano e ao sistema natural de arrefecimento e aquecimento, a Apple poderá talvez atingir o seu objectivo de alcançar zero de emissões de gases de efeito estufa.

 

Apple vai usar água reciclada para manter o seu campus verde

Já no que toca ao bem mais precioso, a água, a Apple vai usar água reciclada para ajudar a manter o seu símbolo verde e ecológico no campus.

Estima-se que fluam para o edifício mais de 595.000 litros de água diariamente e que grande parte da mesma seja utilizada ao nível de paisagem, torres de arrefecimento e canalização geral.

 

Haverá 1.000 bicicletas no local para os funcionários

Vão existir 1.000 bicicletas que vão ajudar os funcionários Apple a deslocar-se dentro do campus sem perderem demasiado tempo. Está ainda prevista a criação de pistas de corrida e ciclismo em todo o campo.

 

Garagens de estacionamento subterrâneo

Como e onde vão estacionar os funcionários as suas viaturas? Os lugares de estacionamento vão ser subterrâneos o que ajuda a manter os veículos longe da vista e de arruinar a paisagem. No total, haverá mais de 10.980 lugares de estacionamento. No próprio estacionamento irão ser adicionados equipamentos com estações de carregamento de veículos eléctricos: cerca de 300 estações de carregamento inicialmente com espaço para muitos mais de futuro.

 

Serão gastos na zona de fitness cerca de 70 milhões de dólares

Na zona noroeste do edifício principal vai ser montado um centro de fitness com 1.000 metros quadrados e que vai servir mais de 20.000 funcionários da Apple. Só na zona de fitness irão ser gastos aproximadamente 70 milhões de dólares nas instalações de bem-estar.

 

Mega cafeteria de 5.500 metros quadrados

Para os momentos de pausa e/ou refeições foi pensada uma mega cafeteria de 5.500 metros quadrados, aparentemente suficiente para receber tanta gente, isto é, cerca de 2.100 pessoas de cada vez.

 

Frota de transportes movidos a biocombustíveis

Mas mesmo para os funcionários que não tenham viatura própria ou ponderem os transportes públicos a Apple também pensou nisso.

E nada melhor que colocar à disposição um frota de transportes movidos a biocombustíveis ou com uma fonte de energia alternativa, estando e cima da mesa neste momento pensado um aumento de cerca de 20% dos meios disponibilizados para transportes colectivos.

 

A Apple irá gastar aproximadamente 5 mil milhões de dólares

Claro que não há bela sem senão e logo surgem as questões fundamentais: o custo de toda esta parafernália de construções e extras? Fala-se em aproximadamente 5 mil milhões de dólares sendo, contudo, um segredo bem guardado inclusivamente pelo CEO da Apple, Tim Cook, que sempre que é questionado não responde directamente.

E os nossos leitores, consideram que todo este investimento merece a pena ou vai trazer a rentabilidade esperada?

Exit mobile version