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Estudo: Quem irá comprar o iPad 3?

Depois de vários rumores à volta do iPad 3, a Apple anunciou o dia 7 de Março como a data escolhida para o lançamento de um dos mais esperados e desejados produtos da marca de Cupertino. Depois deste anúncio as expectativas são altas, e induz-se que as vendas do iPad 3 sejam um sucesso. Mas quem irá comprar este gadget? Serão aqueles que já têm um iPad 2? Serão clientes Apple sem iPad? Ou serão novos utilizadores de tablet? Para responder a isso foi criado um infográfico que demonstra que género de pessoas vão comprar o tão desejado iPad 3.

Para a realização deste infográfico foram utilizados os dados de dois inquéritos realizados no mês de Fevereiro deste ano pela AYTM. Um dos inquéridos contou com a participação de 2.000 pessoas dos Estados Unidos da América que não possuem um iPad, enquanto que o segundo inquiriu 500 pessoas que já tinham um iPad.

Vamos então analisar o Infográfico e saber quem e o que levará as pessoas a comprar o iPad 3

1. Quem irá comprar o iPad 3?

Apesar de o gráfico parecer o dizer o contrário, a verdade é que os já proprietários de um iPad estão 3 vezes mais propensos à compra do iPad 3 que os que ainda não têm qualquer iPad. No entanto, os dados indicam que nos proximos 6 meses ao lançamento do iPad 3, a grande maioria da compra, cerca de 78%, será realizada por pessoas que ainda não têm o gadget e o vão comprar pela primeira vez.

 

2. O que pode levar as pessoas a comprar o iPad 3?

Pode-se pensar que quem vai comprar o iPad 3 o vai fazer apenas por ser exactamente o ipad 3. Também pode ser, mas há um vasto leque de características que fazem com que os futuros compradores tomem essa decisão. Assim, os pontos chave do próximo iPad passam por este vir, possivelmente, equipado com tecnologia 4G, estar preparado com uma melhor bateria, uma melhor câmara, um CPU com uma melhor performance, ser parcialmente preparado e produzido nos Estados Unidos da América e também ter uma face ecológica. Ainda este iPad cativa por poder vir equipado com o tão falado sistema Siri e ainda a expectativa de ser um Mini iPad iria fazer as delícias de 13% dos inquiridos.

3. Perfil dos Utilizadores do iPad em 2012

Com base nas respostas dadas pelos donos dos iPads já conhecidos, o infográfico pretende também dar a conhecer qual dos dois é o preferido. Assim 40.6% dos inquiridos possuem o primeiro iPad, mas a percentagem sobe quando se trata do iPad 2, correspondendo a 55.1%. Há mais pessoas que preferiram, assim, aguardar pelo segundo modelo, e apenas 4.3% têm mais que um iPad. Será que os detentores do iPad 3 vão superar estes números?

4. Modelos

Ainda analisando os iPads já adquiridos, o gráfico é bem claro e podemos ver que a crise também afecta o iPad uma vez que a maior fatia de iPads vendidos, 48%, são os com menor capacidade de armazenamento 16GB e somente com wi-fi. Em seguida estão os de 32GB, também somente com wifi. E por fim, com 15% no total das vendas estão os iPad com 64GB, mas desta vez parece que quem o compra, também prefere com 3G. Curioso é haver 8% dos inquiridos que não tem a certeza do modelo que possuem, como se essas coisas se esquecessem!

5. Utilização e satisfação de donos de iPad 3G

Talvez poucas pessoas tenham aderido ao 3G no gráfico acima por alguma razão, e daí este gráfico ter alguma lógica em existir. Tenta mostrar qual a avaliação que os actuais donos de um iPad com 3G fazem do serviço. Assim sendo, apesar de 30% do total ter adquirido esse serviço, 29% tentou usar mas cancelou, 19% nunca usou o 3G apesar de o ter, 30% não está contente com o serviço mas continua a usá-lo ainda assim, e 70% dos actuais subscritores estão contentes com o serviço adquirido.

 

6. Operadoras e Familiares

No que diz respeito a Operadoras, a AT&T é a única que está disponível para suporte aos primeiros iPad, e tem assim uma percentagem de utilização de 66%. Muito superior à Verizon que é a operadora que disponibiliza suporte para o iPad 2 e conta com uma utilização de 34%.

Relativamente aos familiares, o infográfico indica que aqueles que têm um iPad, têm 1.7 vezes mais hipóteses de ter algum familiar também com um iPad. Em estatística, existem 39% de hípotese que isso acontece. Por sua vez, quem não tem um iPad, essa possibilidade baixa para 23%.

 

7. Aplicações: Grátis e Pagas

Ainda numa tentativa de compreensão do perfil daqueles que serão os novos compradores e donos do iPad 3, estes gráficos propõem saber quem vence no mundo das aplicações, se as pagas ou se as gratuitas. Os gráficos são claros e a esmagadora maioria tem instaladas apps gratuitas, sendo que 29% tem até 40 apps. Por sua vez, e mais contidos, 30.8% instala apenas uma a 5 aplicações pagas, e somente 4.6% chegam a 40 ou mais instalações.

 

8. Tipos de Aplicações

Como é fácil de induzir, o iPad é mais uma tecnologia de entretenimento que propriamente de trabalho. Assim sendo são mais os jogos e aplicações lúdicas que se desenvolvem para ele que propriamente ferramentas de trabalho, embora também as hajam. Assim sendo, o infográfico pretendeu demonstrar as diferenças entre utilização de homens e mulheres nas variadas aplicações para o tablet. Em primeiro o tão famoso Angry Birds é utilizado por mais mulheres que homens, assim como outras aplicações de entretenimento e de redes sociais. Aplicações para música são utilizados por ambos de igual forma, e embora as mulheres prefiram apps de fotografia e vídeo, os homens prestam mais atenção a apps literárias.

Os homens mostram também mais interesse pelas aplicações ligadas à comunicação social, produtividade e utilidades variadas. Por sua vez a mulher instala mais aplicações ligadas à meteorologia e estilo de vida. Ambos têm o mesmo interesse no que respeita às apps sobre educação.

O sexo masculino demonstra ainda um interesse muito superior às mulheres quando se trata de aplicações acerca de negócios, desporto, finanças, referências e viagens. No entanto as mulheres interessam-se por aplicações de saúde e fitness e de orientação.

Por fim tanto homens como mulheres mostram interesse pelas aplicações do foro médico e onde possam ver os jornais do dia.

 

9. Aplicações Favoritas para iPad

Talvez este resultado já fosse o esperado, devido ao hype ser tão grande. De facto o jogo Angry Birds é a aplicação com mais sucesso para iPad. Mas outras apps também obtiveram bastante aceitação, como o Facebook, NetFlix, Pandora, Temple Run, Twitter, Viggle, Plants vs. Zombies, etc.

10. Onde são usados os iPads?

Onde são usados os iPads é um gráfico que demonstra em que local o utilizador mais costuma estar quando está com o seu tablet. Assim, a esmagadora maioria com 59% assume que está no sofá ou na cama, 34% usa-o enquanto está a andar, e 7% refere que o usa numa secretária.

11. Tempo de utilização

O presente gráfico pretende comparar o tempo de utilização do iPad com outras actividades. Assim, pode-se ver que os homens passam mais tempo com o iPad que a ver TV ou a ir para o trabalho. Por sua vez, as mulheres passam quase o mesmo tempo com o iPad que a trabalhar e a ver TV, e menos a ir para o trabalho.

12. O que falta no iPad?

O estudo optou por inquirir, numa pergunta de resposta aberta, o que faltava no iPad e, em várias respostas, a mais sonante foi a compatibilidade com o Adobe Flash Player. Outras respostas incidiram sobre um melhor teclado, uma câmara melhor, o Siri e ainda extravagâncias como ‘gostaria que ele cozinhasse para mim’ ou ‘que me trouxesse cerveja’. Será que o Cook irá desenvolver o iPad Cook?

Podem aceder a todo o infográfico aqui.

[Aytm]

O que pensa destes números? Tem algum iPad? Está a pensar adquirir o iPad 3?

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