Depois de vários rumores à volta do iPad 3, a Apple anunciou o dia 7 de Março como a data escolhida para o lançamento de um dos mais esperados e desejados produtos da marca de Cupertino. Depois deste anúncio as expectativas são altas, e induz-se que as vendas do iPad 3 sejam um sucesso. Mas quem irá comprar este gadget? Serão aqueles que já têm um iPad 2? Serão clientes Apple sem iPad? Ou serão novos utilizadores de tablet? Para responder a isso foi criado um infográfico que demonstra que género de pessoas vão comprar o tão desejado iPad 3.
Para a realização deste infográfico foram utilizados os dados de dois inquéritos realizados no mês de Fevereiro deste ano pela AYTM. Um dos inquéridos contou com a participação de 2.000 pessoas dos Estados Unidos da América que não possuem um iPad, enquanto que o segundo inquiriu 500 pessoas que já tinham um iPad.
Vamos então analisar o Infográfico e saber quem e o que levará as pessoas a comprar o iPad 3
1. Quem irá comprar o iPad 3?
Apesar de o gráfico parecer o dizer o contrário, a verdade é que os já proprietários de um iPad estão 3 vezes mais propensos à compra do iPad 3 que os que ainda não têm qualquer iPad. No entanto, os dados indicam que nos proximos 6 meses ao lançamento do iPad 3, a grande maioria da compra, cerca de 78%, será realizada por pessoas que ainda não têm o gadget e o vão comprar pela primeira vez.
2. O que pode levar as pessoas a comprar o iPad 3?
3. Perfil dos Utilizadores do iPad em 2012
Com base nas respostas dadas pelos donos dos iPads já conhecidos, o infográfico pretende também dar a conhecer qual dos dois é o preferido. Assim 40.6% dos inquiridos possuem o primeiro iPad, mas a percentagem sobe quando se trata do iPad 2, correspondendo a 55.1%. Há mais pessoas que preferiram, assim, aguardar pelo segundo modelo, e apenas 4.3% têm mais que um iPad. Será que os detentores do iPad 3 vão superar estes números?
4. Modelos
Ainda analisando os iPads já adquiridos, o gráfico é bem claro e podemos ver que a crise também afecta o iPad uma vez que a maior fatia de iPads vendidos, 48%, são os com menor capacidade de armazenamento 16GB e somente com wi-fi. Em seguida estão os de 32GB, também somente com wifi. E por fim, com 15% no total das vendas estão os iPad com 64GB, mas desta vez parece que quem o compra, também prefere com 3G. Curioso é haver 8% dos inquiridos que não tem a certeza do modelo que possuem, como se essas coisas se esquecessem!
5. Utilização e satisfação de donos de iPad 3G
Talvez poucas pessoas tenham aderido ao 3G no gráfico acima por alguma razão, e daí este gráfico ter alguma lógica em existir. Tenta mostrar qual a avaliação que os actuais donos de um iPad com 3G fazem do serviço. Assim sendo, apesar de 30% do total ter adquirido esse serviço, 29% tentou usar mas cancelou, 19% nunca usou o 3G apesar de o ter, 30% não está contente com o serviço mas continua a usá-lo ainda assim, e 70% dos actuais subscritores estão contentes com o serviço adquirido.
6. Operadoras e Familiares
No que diz respeito a Operadoras, a AT&T é a única que está disponível para suporte aos primeiros iPad, e tem assim uma percentagem de utilização de 66%. Muito superior à Verizon que é a operadora que disponibiliza suporte para o iPad 2 e conta com uma utilização de 34%.
Relativamente aos familiares, o infográfico indica que aqueles que têm um iPad, têm 1.7 vezes mais hipóteses de ter algum familiar também com um iPad. Em estatística, existem 39% de hípotese que isso acontece. Por sua vez, quem não tem um iPad, essa possibilidade baixa para 23%.
7. Aplicações: Grátis e Pagas
Ainda numa tentativa de compreensão do perfil daqueles que serão os novos compradores e donos do iPad 3, estes gráficos propõem saber quem vence no mundo das aplicações, se as pagas ou se as gratuitas. Os gráficos são claros e a esmagadora maioria tem instaladas apps gratuitas, sendo que 29% tem até 40 apps. Por sua vez, e mais contidos, 30.8% instala apenas uma a 5 aplicações pagas, e somente 4.6% chegam a 40 ou mais instalações.
8. Tipos de Aplicações
Como é fácil de induzir, o iPad é mais uma tecnologia de entretenimento que propriamente de trabalho. Assim sendo são mais os jogos e aplicações lúdicas que se desenvolvem para ele que propriamente ferramentas de trabalho, embora também as hajam. Assim sendo, o infográfico pretendeu demonstrar as diferenças entre utilização de homens e mulheres nas variadas aplicações para o tablet. Em primeiro o tão famoso Angry Birds é utilizado por mais mulheres que homens, assim como outras aplicações de entretenimento e de redes sociais. Aplicações para música são utilizados por ambos de igual forma, e embora as mulheres prefiram apps de fotografia e vídeo, os homens prestam mais atenção a apps literárias.
Os homens mostram também mais interesse pelas aplicações ligadas à comunicação social, produtividade e utilidades variadas. Por sua vez a mulher instala mais aplicações ligadas à meteorologia e estilo de vida. Ambos têm o mesmo interesse no que respeita às apps sobre educação.
O sexo masculino demonstra ainda um interesse muito superior às mulheres quando se trata de aplicações acerca de negócios, desporto, finanças, referências e viagens. No entanto as mulheres interessam-se por aplicações de saúde e fitness e de orientação.
Por fim tanto homens como mulheres mostram interesse pelas aplicações do foro médico e onde possam ver os jornais do dia.
9. Aplicações Favoritas para iPad
Talvez este resultado já fosse o esperado, devido ao hype ser tão grande. De facto o jogo Angry Birds é a aplicação com mais sucesso para iPad. Mas outras apps também obtiveram bastante aceitação, como o Facebook, NetFlix, Pandora, Temple Run, Twitter, Viggle, Plants vs. Zombies, etc.
10. Onde são usados os iPads?
Onde são usados os iPads é um gráfico que demonstra em que local o utilizador mais costuma estar quando está com o seu tablet. Assim, a esmagadora maioria com 59% assume que está no sofá ou na cama, 34% usa-o enquanto está a andar, e 7% refere que o usa numa secretária.
11. Tempo de utilização
O presente gráfico pretende comparar o tempo de utilização do iPad com outras actividades. Assim, pode-se ver que os homens passam mais tempo com o iPad que a ver TV ou a ir para o trabalho. Por sua vez, as mulheres passam quase o mesmo tempo com o iPad que a trabalhar e a ver TV, e menos a ir para o trabalho.
12. O que falta no iPad?
O estudo optou por inquirir, numa pergunta de resposta aberta, o que faltava no iPad e, em várias respostas, a mais sonante foi a compatibilidade com o Adobe Flash Player. Outras respostas incidiram sobre um melhor teclado, uma câmara melhor, o Siri e ainda extravagâncias como ‘gostaria que ele cozinhasse para mim’ ou ‘que me trouxesse cerveja’. Será que o Cook irá desenvolver o iPad Cook?
Podem aceder a todo o infográfico aqui.
[Aytm]
O que pensa destes números? Tem algum iPad? Está a pensar adquirir o iPad 3?