A escolha de um computador deve ter em conta vários fatores. Neste campo as áreas de escolha são óbvias e colocam frente a frente a Apple e os fabricantes que usam o Windows.
Claro que a compra nem sempre pode ser a que foi eleita na escolha.Aqui, fica agora provado que os estudantes do ensino superior continuam a preferir um Mac a um PC.
Os mais recentes dados recolhidos mostram que a Apple é ainda a marca de eleição para a maioria dos utilizadores. O estudo realizado pela Jamf, focado no mercado do ensino superior, confirmou algo que é a opinião generalizada.
71% dos estudantes universitários preferem um Mac
Da amostra feita, podemos ver que a grande maioria tem ou gostaria de ter um Mac. São 71% dos inquiridos a ter esta opinião. Dentro deste grupo, contamos com 40% que já tem e usa um Mac e 31% que mesmo não usando um Mac preferia de ter um.
Do lado oposto, temos 60% a usar um PC, mas que não está totalmente satisfeito. Este número reflete-se nos apenas 29% de inquiridos que usam e preferem estar com um PC. A razão mais usada para não ser feita a mudança é o preço dos Mac, o que foi respondido por 51% dos utilizadores.
As razões apontadas para as escolhas do Mac ou do PC
Os inquiridos neste estudo apresentaram várias razões para as suas escolhas. 59% referiu a facilidade de uso, 57% apontou a sua durabilidade e 49% citou a sincronização com outros dispositivos. Há ainda 64% que indicaram gostar da marca e 60% preferiram o estilo e design dos Mac.
No caso dos PCs as razões foram muito menos detalhadas. O estudo refere apenas que 51% dos utilizadores fez a sua escolha baseada no preço a que pode comprar estas máquinas.
Este estudo resultou de inquéritos a 2500 estudantes do ensino superior em 5 países. Confirma uma realidade que a maioria tem noção e que é também a de outras áreas da sociedade. Apesar de serem os mais desejados, muitas vezes o preço é o grande limitador para a adesão